De acordo com pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) da Zona da Mata, o mês de fevereiro, em decorrência do carnaval, teve impacto positivo na economia da cidade. A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) investiu R$ 3 milhões nesse retorno da folia, mas não divulgou dados relativos ao número de turistas que visitaram a cidade nesse período, nem dados a respeito da movimentação econômica gerada pela festa.
Já de acordo com a pesquisa da Abrasel, 49% dos estabelecimentos ouvidos registraram resultados positivos, sendo que em 34,2% deles houve um aumento de até 30% no faturamento do mês de fevereiro em relação ao mesmo período de 2022. No entanto, foi observado que o melhor período para 31,7% dos empresários do ramo alimentício foi o da semana de pré-carnaval. Para 24,4% dos entrevistados, o melhor período foi o posterior ao carnaval.
Durante a folia, apenas 22% das casas registraram melhora no faturamento. Em relação ao ano passado, 34,1% dos entrevistados tiveram aumento de faturamento, 31,6% apresentaram redução no faturamento e 29,4% dos estabelecimentos não abriram suas portas.
O dado divulgado pela Secretaria de Turismo (Setur) dá conta dos números registrados pela rede de hotelaria, a partir das reservas no período de 18 a 21 de fevereiro. O Solar Flat teve uma média de 51% da ocupação, seguido pelo César Park Hotel e Victory Business, com 50%; Victory Suítes, com 35%; Nobile, com 31,68% e Independência Trade Hotel, que registou 21,42%.