Site icon Tribuna de Minas

Receita de família – Pudim fit para comer sem culpa

PUBLICIDADE

Pudim, paçoca, calda de chocolate. Três palavras que, juntas ou separadas, dão água na boca ou preocupam os usuários das redes sociais. Os amantes de doces que vigiam a saúde e a balança podem comemorar: a receita deste domingo quebra com os estigmas atribuídos a estas delícias. “O pudim é feito com ingredientes como leite desnatado e produtos diet. Metade dos ovos da receita é substituída por apenas claras. O leite é desnatado, e o açúcar refinado é substituído pelo adoçante. Uma porção desse pudim fit tem em torno de 120kcal, 11g de carboidrato, 8g de proteína e 4g de gordura. A mesma porção de um pudim tradicional tem 225 kcal, 36g de carboidrato, 6g de proteína e 8g de gordura”, explica Camila Fernandes, que assina a receita, uma das iguarias oferecidas por sua empresa, a Food4fit Brasil.

Segundo ela, todas as receitas são preparadas com alimentos funcionais, aqueles que contribuem para um bom funcionamento do organismo e não contêm as “calorias vazias” de muitos dos alimentos tradicionais. “Nas preparações fit, são proibidos açúcar branco, farinha de trigo, gorduras como óleo de soja, uso excessivo de sal. No lugar desses ingredientes, pode-se usar açúcar mascavo, demerara, adoçantes stévia e sucralose. A farinha pode ser substituída por farinha de arroz, de amêndoas, de linhaça, coco… O óleo de soja pode dar lugar ao óleo de coco, de abacate”, explica Camila, que foi orientada, na receita deste domingo, pela nutricionista clínica e esportiva Cláudia Campos. “Mesmo sendo fit, esses doces não são para se comer de forma rotineira e várias vezes ao dia, são alternativas mais saudáveis e menos calóricas do que os convencionais cheios de açúcar, mas devem ser consumidos sem exagero”, acrescenta a cozinheira.

PUBLICIDADE

Camila destaca que, além de ter fácil preparo, o pudim também é versátil e pode ter vários de seus ingredientes substituídos. “Ele pode ser feito com leite de coco ou de amêndoas no lugar do leite desnatado e leite de soja em pó no lugar de leite em pó desnatado, para intolerantes à lactose. O adoçante também pode ser substituído por um açúcar saudável (demerara, coco, mascavo).” A calda da sobremesa também pode ser diferente da sugerida na receita, conforme explica a criadora da delícia.

“O achocolatado diet da cobertura pode ser substituído por cacau em pó ou chocolate em pó zero açúcar. Também dá para fazer uma calda de caramelo com açúcar demerara ou frutose. É só jogar uma xícara de demerara ou frutose direto na forma do pudim, levar ao fogo, esperar caramelizar e espalhar por toda a fôrma, e depois espalhar o creme do pudim, como uma calda de açúcar refinado.”

PUBLICIDADE
Exit mobile version