Site icon Tribuna de Minas

Obey! lança ‘[DES]HUMANO]’, seu terceiro EP

Obey
PUBLICIDADE
Terceiro EP da Obey! chega com sete músicas, quatro delas já conhecidas pelos lançamentos como singles (Foto: Divulgação)

Com mais de uma década de estrada, a banda juiz-forana Obey! continua no batente com o lançamento, nesta sexta-feira (7), do single “Devagar”, que terá videoclipe lançado domingo no canal do grupo do YouTube. A canção fecha o ciclo para a chegada do EP “[DES]HUMANO]”, que chega no mesmo dia nas plataformas de streaming musical. Gravado no Rise Together Studio, o trabalho tem sete músicas e foi precedido por quatro singles lançados a partir do ano passado, influenciados pela pandemia e o atual contexto político e social do Brasil: “Desacato”, “Sem medo”, “Devolva minha paz” e “Me deixa respirar”. Para celebrar todas as novidades, a Obey! realiza show neste sábado (8), no Muzik.
Com outros dois EPs, um álbum, vários singles e oito videoclipes produzidos desde 2011, o quinteto formado por Igor Santos (vocal), Douglas Rodrigues (guitarra), Marcel Melo (guitarra), Matheus Pierrot (baixo) e Filipe Tedeschi (bateria) chega ao terceiro EP em um trabalho que foi marcado pela pandemia e com letras sobre temas sociais e políticos atuais. De acordo com a banda, o novo trabalho “percorre a necropolítica brasileira, a truculência policial contra a comunidade periférica nacional e internacional, a sensação de impotência e a indignação durante o lockdown da pandemia e a vontade de lutar e se expressar perante a nova realidade/pós-verdade do país durante esses últimos anos de governo Bolsonaro.”
“Esse trabalho é como uma síntese de tudo que passamos no decorrer desse tempo”, afirma Marcel Melo. “Algumas composições, por exemplo, surgiram antes da pandemia, tomaram forma e foram lançadas como singles durante ela. Então é como se todos os acontecimentos fossem ‘retroalimentando’ o material que compõe esse trabalho, é meio que uma representação desses momentos (por sinal infelizes) da nossa história.”
Segundo o guitarrista, a necessidade de posicionamento por meio da música vem de antes da pandemia, pois já havia há algum tempo um sentimento de indignação. “Assim como grande parte do povo, desde o golpe ao desgoverno atual. Então foi um sentimento que cresceu naturalmente diante de tudo que viemos passando. Nós sempre procuramos nos posicionar, e, até para quem nos segue há pouco tempo, isso nos parece ser bem claro. Então, diante de todo o peso e importância dos temas que são tratados nesse EP, não havia melhor momento para este lançamento. Vemos como uma forma de ‘grito’ de indignação. Há coisas que simplesmente não podemos ver e ouvir calados, como ser humanos até.”
Apesar dos anos trabalhando juntos, sempre há novos desafios a enfrentar, e a Obey! precisou aprender a trabalhar à distância quando a pandemia exigiu o isolamento e distanciamento social, com a reaproximação se dando aos poucos. Como era de se esperar, foi mais uma influência no que se ouve em “[DES]HUMANO]”.
“Foi um processo diferente de tudo que tínhamos feito antes, pois não tivemos como fazer a pré-produção em estúdio, tocando juntos como banda. Então esse processo foi à distância, através das demos que enviávamos gravadas em casa e alguns encontros físicos, tomando as medidas necessárias, para finalizar os arranjos. Com certeza isso teve uma influência grande na criação das músicas desse EP, e traz uma singularidade também para este trabalho.”

Exit mobile version