Os termômetros despencaram de novo em Juiz de Fora, e logo nosso paladar começa a desejar comidinhas de inverno. A receita deste domingo, assinada por Renata Alves, é uma opção aos caldos tradicionais, trazendo uma mistura de abóbora, laranja e gengibre. ” Ele se destaca por sua leveza, pela mistura de sabores, simplicidade e economia. São poucos ingredientes que se combinam e dão ao prato o adocicado e o picante, em um contraste perfeito”, diz ela, acrescentando que o preparo é fácil e não requer qualquer técnica ou afinidade prévia com as panelas.
Para Renata, que é arquiteta por formação, a cozinha sempre foi uma paixão e agora se tornou uma fonte de renda por meio do Bananassaurus, empresa que criou e funciona sob encomendas. Aprendi a cozinhar bem cedo para ajudar em casa. Aos poucos, isso se tornou um hobby e, neste ano, uma fonte de renda. Durante o período de pré-carnaval na cidade, comecei a fazer tortas salgadas e bolos para vender na rua. Foi uma ótima oportunidade para testar as vendas e os produtos”, diz.
Para o caldo deste domingo, Renata dá algumas dicas. “Escolha a abóbora que tiver maior peso pelo seu tamanho (pegue duas e compare). Além disso, ela deve ter a casca bem dura, lisa e sem brilho. A polpa também deve ser dura e de cor laranja forte, se estiver amarela não está tão madura”, orienta.
Ao servir o prato, vale aproveitar aquele pão dormido, seguindo as orientações da cozinheira. “Corte em fatias, passe margarina, adicione azeite e orégano e leve ao forno preaquecido em temperatura média até o pão ficar crocante e corado. Se preferir, use o ciabatta fatiado.”