Nesta quinta-feira (9), estreia o Cine Nuvem, no Anfiteatro Hermínio de Sousa Santos, que fica localizado na Praça CEU, no Bairro Benfica, Zona Norte. O projeto tem como objetivo disseminar as produções cinematográficas de Juiz de Fora pelas periferias da cidade. Nesta primeira edição, em todas as quintas de março, serão exibidos, ao todo, nove curtas-metragens, às 19h. A entrada é gratuita, e a classificação indicativa varia de acordo com os filmes do dia.
Esse projeto foi um dos completados pelo edital Cultura da/na Quebrada, do Programa Cultural Murilo Mendes, da Funalfa. A proposta é funcionar como um agente mediador entre os realizadores da cidade e a comunidade de Juiz de Fora. A estreia tem como foco os moradores de Benfica e as escolas que estão ao redor da praça e no interior do bairro, mas a proposta é levar o Cine Nuvem, posteriormente, a outros bairros da cidade.
O projeto é formado por ex-alunas de cinema e de psicologia. A ideia foi selecionar curtas em contextos e formas distintas. Há filmes produzidos por alunos da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), bem como outros feitos a partir de financiamento coletivo, como o Primeiro Plano, ou mesmo de forma independente por produtoras da cidade. Mas, ainda assim, a proposta foi priorizar as obras que constroem o personagem através de três temáticas: cidade, imagem e casa. A partir disso, o Cine Nuvem se instaura com a finalidade de instigar os desdobramentos dos filmes em outros ambientes, como a sala de aula, indicando alternativas para estudar e fazer cinema na cidade.
Confira a programação completa:
9 de março (quinta)
“Bulha”, de Daniel Couto. Classificação: Livre
“Marlene: Histórias de um forró”, de Jéssica Ribeiro. Classificação: 12 anos
16 de março (quinta)
“Pele de monstro”, de Bárbara Maria. Classificação: 12 anos
“Disfarce perfeito”, de Jéssica Ribeiro. Classificação: 16 anos
23 de março (quinta)
“Jornada ao trabalho”, de Bruna Schelb Corrêa. Classificação: Livre
“Olho além do ouvido”, de Luis Bocchino e Bruna Schelb Corrêa. Classificação: Livre
“Passeio de vento”, de Luis Bocchino e Bruna Schelb Corrêa. Classificação: Livre
30 de março (quinta)
“Vida dentro de um melão”, de Helena Frade. Classificação: Livre
“Manhãs de domingo”, de Lucas Alksndr. Classificação: Livre