O cinema de terror tem como uma de suas características a criação – às vezes involuntária – de franquias que se estendem por décadas. Basta lembrar de “Sexta-feira 13”, “A hora do pesadelo”, “Halloween”, “Pânico”, “Jogos mortais”. Com o passar dos anos, alguém teve a ideia de ficar não apenas nas continuações, mas criar os derivados (spin-offs) que mostram personagens que até fazem parte do “filme-mãe”, mas que contariam com substância suficiente para gerar uma nova série. É o que acontece com a franquia “Invocação do mal”, de 2013, que além de uma continuação gerou outros dois filmes com a boneca Annabelle e agora apresenta “A freira”, que estreia nesta quinta-feira (6). Tudo para alimentar a bilheteria da série, que já ultrapassou a marca do bilhão de dólares.
O longa de horror gótico-sobrenatural foi escrito pelo roteirista Gary Dauberman, a partir de uma ideia sua e de James Wan, o diretor das duas partes de “Invocação do mal”. A história pretende mostrar a origem da aterrorizante freira que aparece em “Invocação do mal 2”, que na verdade é a manifestação do demônio Valak. Para isso, a história retorna até o ano de 1952, em uma pequena cidade da Romênia, onde existe um convento. É para lá que se dirigem um padre (Demian Bichir) e uma noviça (Taissa Farmiga), encarregados pelo Vaticano de investigarem o suicídio de uma freira.
Ao chegarem no convento, os dois religiosos descobrem que o local carrega uma longa história sinistra, e não demora para toparem com uma série de situações que fariam jus à inscrição “Deus acaba aqui”, que eles encontram em uma área remota do convento. Portanto, o público fiel dos longas de terror podem esperar uma produção que promete ser a mais aterrorizante da franquia – e, se tudo der certo, se transformar em um “A Freira 2”, que se juntaria a eventuais terceiros longas de “Invocação do mal” e “Annabelle”, sem esquecer de um provável filme baseado no Homem Torto.
A ‘Marvel’ do terror
O diretor James Wan declarou em entrevista que “Invocação do mal” foi criado já se pensando em criar um universo ao redor do longa, o que se tornou realidade com os filmes da boneca Annabelle e, agora, com “A Freira”. Enquanto os outros filmes da franquia não chegam, conferirmos o que rolou até agora por ordem de lançamento.
Invocação do mal (2013)
O longa é baseado em uma história vivida pelo casal de investigadores de fenômenos paranormais formado por Ed e Lorraine Warren (Patrick Wilson e Vera Farmiga) e se passa em 1971. Uma família (casal e cinco filhas) se muda para uma fazenda nos cafundós de Rhode Island e descobrem que o local, que tem mais de 150 anos de história, é assombrado. Por isso, eles contratam Ed e Lorraine para descobrirem uma forma de levarem paz à família, só que estes descobrem que os espíritos presentes são piores que a encomenda.
Annabelle (2014)
O primeiro spin-off da franquia aproveita a primeira cena de “Invocação do mal”, que se passa em 1968, para contar a história da boneca Annabelle, que atormenta a vida de de um casal apesar de todas as tentativas de se livrar do brinquedo. Tudo começa quando o marido dá à esposa grávida uma antiga boneca de porcelana, que eles passam a acreditar estar possuída por uma entidade maligna após um terrível assassinato. Mesmo se mudando para outra casa, eles descobrem que Annabelle está disposta a tocar o terror na família.
Invocação do mal 2 (2016
Desta vez a história se passa em 1977, numa cidade inglesa ao norte de Londres. Um família passa a ser atormentada pelo espírito de um homem que morreu no local e deseja o território para si, e por isso teria possuído o corpo de uma das filhas do casal. Ed e Lorraine Warren são mais uma vez convocados, e lá descobrem que terão que lidar com o demônio Valak, que se manifesta a partir do corpo de uma freira.
Annabelle 2 – A criação do mal (2017)
A história se passa em 1955, quando um casal oferece sua casa como abrigo para uma freira e seis órfãs. O problema é que eles guardam em um quarto trancado o tempo todo uma boneca, a danada da Annabelle, que serve de receptáculo para um espírito demoníaco. Ele foi parar lá em 1943, quando este casal (um artesão de bonecas e sua esposa) ainda está abalado pela morte de sua filha pequena e são levados a acreditar que ela poderia reencarnar em uma boneca de porcelana. Ao ser libertada por uma das meninas, a boneca vai realizar uma série de atos bárbaros.
A freira
UCI 2 (dub): 16h, 18h10, 20h20. UCI 3 (leg): 13h, 15h10, 17h20, 19h30, 21h40. Cinemais Alameda 4 (leg): 14h40, 19h30, 21h30. Cinemais Jardim Norte 3 (dub): 18h45. Cinemais Jardim Norte 3 (leg): 20h50. Cinemais Jardim Norte 5 (dub): 15h15 (todos os dias), 17h15 (dom), 21h30 (todos os dias). Cinemais Jardim Norte 5 (leg): 19h30. Santa Cruz 1 (dub): 16h45, 19h, 21h15.
Classificação: 14 anos