A Funalfa abre, nesta quinta-feira, 6, o cadastro para proponentes interessados em concorrer aos recursos da Lei Murilo Mendes de Incentivo à Cultura, mantida pela Prefeitura de Juiz de Fora. Artistas, produtores culturais e entidades com reconhecida atuação na área artístico-cultural podem se cadastrar gratuitamente até o próximo 10 de maio. No mesmo período, serão revalidados os cadastros realizados entre 2011 e 2016. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h30 e das 14h às 17h, na Secretaria da Lei Murilo Mendes, que funciona na sede da Funalfa (Avenida Rio Branco 2.234 – Parque Halfeld – Centro).
Segundo a Assessoria de Comunicação da Funalfa, ainda não há data definida para o lançamento do Edital 2017 da Lei Murilo Mendes, e o cadastro prévio não é obrigatório. O procedimento foi instituído com o objetivo de permitir a avaliação preliminar da documentação exigida no processo. Caso sejam identificadas falhas ou falta de algum item, o proponente é notificado e tem tempo hábil para corrigir os problemas, evitando a eliminação do projeto na primeira fase de avaliação da lei, que é a conferência dos documentos exigidos.
Após efetivar o cadastro ou a revalidação, o responsável recebe um documento comprobatório (Carteira de Proponente) de que está apto a se inscrever no próximo edital e se torna proponente permanente para a Lei Murilo Mendes, devendo somente revalidar seu cadastro ano a ano.
Para se cadastrar, o artista, produtor ou entidade cultural – pessoa física ou jurídica – deve apresentar uma série de documentos, como cópia da identidade, do CPF e da documentação que comprove residência em Juiz de Fora nos anos de 2015, 2016 e 2017. O edital completo, além do formulário e dos protocolos a serem preenchidos, serão disponibilizados no endereço eletrônico: www.pjf.mg.gov.br/administracao_indireta/funalfa/.
As pessoas que não realizarem cadastro prévio poderão, sem prejuízo, se inscrever no Edital 2017 da Lei Murilo Mendes, obedecendo a todas as formalidades previstas.
Coleção de postais
Estão abertas também as inscrições para o concurso cultural Coleção de Postais, promovido pelo projeto “JF pra mim”, viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura Murilo Mendes. A proposta é criar uma coletânea de postais com imagens relacionadas aos diversos espaços de Juiz de Fora, resgatando a afetividade por esses locais em registros fotográficos.
As fotos devem ser enviadas até 3 de maio para o e-mail jfpramim@gmail.com e devem seguir as recomendações previstas no edital: orientação horizontal, preferencialmente no formato 10×15 cm. Cada participante poderá enviar até quatro fotos, acompanhadas, cada uma, de descrição sobre o espaço retratado. A legenda deverá ter no mínimo 120 caracteres e no máximo 250. É necessário ter 18 anos ou mais para participar do concurso.
De acordo com o idealizador do “JF pra mim”, Lucas Gamonal, as fotografias serão analisadas por uma banca de jurados, composta por artistas, fotógrafos e pesquisadores. “Haverá seleção de dez fotografias, que serão distribuídas nos departamentos culturais, com o intuito de circularem em diversos pontos da cidade. Espero que essa coleção se torne um registro atual de Juiz de Fora e que, futuramente, seja vista de forma carinhosa pelas pessoas”, explicou. O lançamento da coleção será no dia 31 de maio, em comemoração ao aniversário da cidade.
“JF pra mim” é um projeto cultural colaborativo, que concentrou suas ações em 2015. O propósito inicial era realizar homenagem ao aniversário de 165 anos de Juiz de Fora, com o compartilhamento de imagens e textos sobre a cidade, postados nas redes sociais com a hashtag #JFpramim. Contudo, o projeto original se ampliou e foram promovidas intervenções urbanas e uma exposição coletiva com mais de 200 fotografias, como parte integrante do evento “JF Foto 15”, realizado no Centro Cultural Bernardo Mascarenhas, em outubro de 2015.