Será realizada, neste sábado (4), das 14h às 21h, no Espaço Manufato (Rua Fonseca Hermes 36/301 – Centro), a terceira edição da Feira de Fotografia. A proposta desse encontro, que aconteceu duas vezes no ano passado (em setembro e novembro), é proporcionar a venda de fotografias e, mais que isso, conectar os fotógrafos e aproximar aqueles que compram daqueles que produzem. Além disso, colocar em destaque a arte da fotografia, promovendo um espaço democrático e de trocas. A entrada é gratuita.
A partir dessa ação, a ideia é, também, disseminar o costume de presentear com fotografias, garantindo oportunidades aos fotógrafos e, também, àqueles que têm interesse na arte. Ficaram a cargo da missão de selecionar os fotógrafos da feira os curadores Eridan Leão e Sérgio Neumann, que se apresentam acreditando na força estética e artística da fotografia, pensando nela com o intuito de elevá-la, a fim de ocupar espaço de destaque na vida das pessoas. A feira nasceu com esse intuito e, agora, mantém-se para ampliar o alcance e a gama de artistas contemplados.
Participam desta edição fotógrafos de Juiz de Fora e da região e do estado do Rio de Janeiro. Representando a cidade, estão: Arthur Girardi, Humberto Nicolini, Jober Costa, Paula Duarte, Sérgio Neumann, Tetê Lima, Isa Arcuri. De Santos Dumont: Christian Weitzel e Erik Weitzel. De Guarani: Ronaldo Almeida. E, então, de Petrópolis, Ivan Lima.
Para além da fotografia, a feira conta também com um menu de acepipes, com cervejas e vinhos diversos.
Vinícius Gonçalves, produtor da Manufato, pontua, ainda, que, para além da feira, o espaço, que, recentemente, mudou de endereço, destaca a fotografia constantemente, expondo e colocando à venda as fotografias enquadradas dos artistas parceiros. A loja funciona, diariamente, de segunda a sexta, de 14h às 19h, e promove outras atividades como cursos, feiras, além de ter espaço para coworking.