Os diretores de curtas-metragens ainda podem inscrever seus filmes na 15ª edição do Primeiro Plano – Festival de Cinema de Juiz de Fora e Mercocidades. O evento está previsto para acontecer entre os dias 24 e 29 de outubro. As inscrições vão até o dia 5 de agosto, e são feitas exclusivamente pela internet. Os interessados devem se cadastrar no site, criando login e senha. Depois basta acessar o cadastro e começar a inscrição, tendo a opção de salvá-la e continuar depois.
É possível se inscrever também para a Mostra Competitiva Regional, que reúne os curtas-metragens realizados por cineastas residentes em Juiz de Fora e Zona da Mata, ou para a Mostra Competitiva Mercocidades, que exibe os filmes dirigidos por cineastas estreantes dos países que fazem parte da América do Sul. Em ambos os casos, as produções devem ter sido finalizadas a partir de janeiro de 2015, com duração máxima de 20 minutos.
Na Mostra Competitiva Regional, os participantes que são universitários ainda podem concorrer ao Prêmio Incentivo Primeiro Plano, que premia o vencedor com R$ 7 mil para realizar uma nova produção. Para a Mostra Mercocidades, o festival é voltado exclusivamente para diretores que estão estreando na função.
Na edição de 2015, o evento recebeu cerca de 250 inscrições, exibiu longas e 50 curtas-metragens, além de promover debates e oficinas. O curta juiz-forano “Marlene – Historias de um forró”, de Jéssica Ribeiro, levou os prêmios Incentivo Primeiro Plano e Voto do Público na Mostra Competitiva Regional. Na Mostra Competitiva Mercocidades, o curta vencedor de melhor filme foi “Verão 98”, da diretora chilena Valentina Azúa. Dúvidas sobre o processo de inscrições podem ser sanadas pelo e-mail inscricoes@primeiroplano.art.br.