Site icon Tribuna de Minas

Caia na folia: pré-carnaval tem início em JF

PUBLICIDADE

Está dada, oficialmente, a largada para o carnaval 2023. Depois de dois anos sem a festa na cidade, os blocos juiz-foranos já estão preparados para ir para a rua e agitar o pré-carnaval. A partir desta sexta-feira (3), vários deles vão ocupar avenidas e praças de Juiz de Fora, trazendo diferentes opções, sem perder de vista a alegria contagiante da época. E tem atração para todas as idades e gostos. A Tribuna selecionou os oficiais, divulgados pela Prefeitura de Juiz de Fora, que vão acontecer neste final de semana e durante a semana para você conhecê-los melhor e escolher o que se encaixa ao seu perfil.

Rosário Folia
Durante três dias (sexta, sábado e domingo), a Praça Helvécio de Oliveira, no distrito de Rosário de Minas, vai se transformar em trio elétrico. A festa começa na sexta-feira (3), às 20h, com as provas da gincana. Logo depois tem Welerson Costa, seguido de show com o Forró Caruaru. No sábado, as atividades começam cedo, às 8h, com atividades para as crianças e, ao meio-dia, com atividades para os adultos. Às 21h, tem show com DJ Kallô e, às 23h, com Monique e Leonardo Elétrico. Por fim, no domingo, às 8h, começam as provas no campo. Às 15h, os blocos saem em direção à praça. A atividade musical começa cedo: às 16h com o DJ JV; às 17h com o Bazuka e Cia e, por fim, às 19h com a Banda Estilo Vip Elétrico.

PUBLICIDADE

Meleka de Jacaré
A programação, no sábado, começa com atividades para a criançada. O já tradicional bailinho do Meleka de Jacaré vai acontecer, a partir das 10h, na BR-440, ao lado da Represa de São Pedro. A apresentação vai contar com a participação de um grupo de músicos palhaços para divertir as crianças.

Concentra, mas não sai
Agora, o tradicional bloco Concentra, mas não sai se reúne, neste sábado, a partir do meio-dia, na Praça Armando Toschi Ministrinho, no Jardim Glória, com o título de patrimônio cultural de natureza imaterial de Juiz de Fora. Na última terça-feira, a prefeita Margarida Salomão (PT) sancionou o projeto aprovado pela Câmara.

PUBLICIDADE

Muvuka
O Muvuka vai encher a BR-440, ao lado da Represa de São Pedro, com seus quase 100 tambores, a partir do meio-dia. O bloco, que já é tradicional na cidade não só durante o pré-carnaval, coloca na rua os toques do samba-reggae, samba afro, samba de congada e axé music. Além deles, completam a festa o bloco Xóta Éfe e os DJ’s Marcelo Castro e Dan Brandão.

Súbita
Desde 2016, o Súbita coloca o bloco na rua apostando na diversidade e celebrando a cultura. Neste ano, não seria diferente. Isi, Emuni, Offbeat, Reoli e Kureb vão tocar no Museu Ferroviário (Avenida Brasil 2001 – Centro), a partir das 14h, músicas de diversos lugares, mas sempre com uma pegada eletrônica.

PUBLICIDADE

Esquenta das Rivais
A escola de samba Rivais da Primavera vai fazer, neste sábado, às 14h, em frente à quadra (Rua Evaristo da Veiga 635 – Benfica), um esquenta para se preparar para subir a avenida. A bateria da escola vai ficar responsável por esquentar a Zona Norte.

Carnaval do Moinho
O Moinho Zona Norte (Avenida Presidente Juscelino Kubitschek 900 – Francisco Bernardino) também vai estrear o seu bloco. A folia por lá começa no sábado e só termina no domingo. A partir das 14h, DJ Arerê assume o comando da festa. Já às 17h, o tradicional bloco Parangolé Valvulado faz uma prévia antes de descer a Getúlio Vargas, na próxima semana. O dia fecha com a bateria da escola de samba União das Cores. No domingo, DJ Arerê retorna no mesmo horário e, logo em seguida, às 17h, é a vez do Bloco Só Love.

PUBLICIDADE

Bloco do Mestre
E os professores serão gentilmente homenageados, também, no sábado, a partir das 16h, no tradicional Bloco do Mestre, que vai acontecer na Escola de Samba Real Grandeza (Avenida Brasil 1220 – Costa Carvalho). A festa vai contar com a presença dos Bacharéis do Samba e da bateria da Real Grandeza, Toque de Mestre.

Charmosas do Tamborim e Blocos dos Bancários
O domingo vai começar com a junção do bloco das Charmosas do Tamborim, que é majoritariamente composto por alunas do projeto de ritmistas homônimo, com o Bloco dos Bancários, e participação do Trovão da Roza, recente grupo de estudos de Maracatu. Esse grande encontro vai acontecer a partir das 10h na Praça da Estação.

Bloco da Imprensa
Ainda no domingo, já a partir de meio-dia, é a vez da imprensa ocupar a rua com o Bloco da Imprensa. Neste ano, o evento vai contar com os shows de Tititi da Resenha e da Paticumbum. O local é tradicional: em frente ao bar Caminho da Roça (Rua Espírito Santo 738 – Centro).

Guerreiras de Clara
O final de semana fecha com o bloco Fuzuê, das Guerreiras de Clara: grupo musical feminino de Juiz de Fora feito em homenagem à Clara Nunes. A concentração é às 14h, no Parque Halfeld.

Unidos pela Vida
A Fundação Hemominas, mais uma vez, na quinta-feira, a partir das 10h, vai descer o Parque Halfeld conscientizando sobre a importância da doação de sangue. É uma mistura entre folia e utilidade pública.

Filhas da Luta
Para fechar, o coletivo 8M vai colocar na rua o bloco Filhas da Luta, na quinta, a partir das 16h30. Participam do cortejo a banda Margaridas Peludas e as Charmosas do Tamborim.

Exit mobile version