Site icon Tribuna de Minas

Dupla Lado de Cá lança um single por mês até dezembro

PUBLICIDADE

A dupla Lado de Cá, formada por Leandro Costa e Daniel Perotta, está com novo projeto na área: lançar um single a cada quatro semanas – exatamente 28 dias – até dezembro, e depois pegar as cinco canções e juntar tudo em um EP. A primeira delas, “Minha sereia”, foi lançada no dia 14 de agosto nas plataformas digitais e já ultrapassou a marca das 18 mil audições no Spotify. A próxima, “Tudo por você”, chega dia 11 de setembro.

“A resposta foi bem melhor que o esperado”, comemora Leandro. “Conseguimos realizar um ótimo lançamento. No Spotify foram mil streams nas primeiras 24 horas – sendo que na música anterior tivemos 60 (risos) -, dez mil na primeira semana, e ‘Minha sereia’ já foi inserida em centenas de playlists de usuários.”

PUBLICIDADE
Dupla formada por Leandro Costa e Daniel Perotta lança “Tudo por você” no dia 11 de setembro, após sucesso de “Minha sereia”, com 18 mil audições no Spotify (Foto: Divulgação)

A estratégia segue o exemplo de outros artistas, que têm lançado singles com periodicidade como forma de fazer crescer a base de ouvintes a cada lançamento. “Acreditamos que pode funcionar melhor do que lançar várias músicas juntas e entregar para poucas pessoas, dividindo ainda a atenção e os streams entre as faixas. Outra questão é que o Spotify permite que o artista envie uma música para ser avaliada por eles a cada lançamento, e possivelmente incluída em alguma playlist da plataforma – as sonhadas ‘Playlists editoriais’, que chegam a ter milhões de ouvintes. Se você lança um disco completo ou um EP, só pode indicar uma música; dessa forma, tentaremos com todas”, explica.

Além disso, Leandro afirma que existem as ‘Playlists algorítmicas’, criadas pelo Spotify, baseadas nos interesses de cada usuário. “Uma delas se chama ‘Radar de novidades’, em que as faixas não ficam mais de quatro semanas (28 dias) por lá. Aí, quando uma deixar de ser novidade, já lançamos a próxima, e sempre para um público maior que o do último lançamento.”

PUBLICIDADE

Pelo WhatsApp

Para tocar o projeto em frente, Leandro e Daniel têm se organizado de acordo com o ritmo da pandemia do novo coronavírus, o que implica em trocar figurinhas musicais à distância. “Minha sereia”, por exemplo, foi produzida pela dupla com cada um gravando sua parte no respectivo lar. O mesmo se deu com “Tudo por você”, composta em parceria com Lays Barros via WhatsApp e prevista para chegar ao streaming em 11 de setembro. A canção, aliás, é a única das cinco criada pós-Covid-19.

“A composição surgiu de um áudio que a Lays me mandou com o primeiro verso e pré-refrão da música. Daí mostrei para o Daniel e ele veio com o refrão e uma terceira parte. Criamos então um grupo no WhatsApp onde desenvolvemos as ideias, trabalhamos a letra e finalizamos a música. Gravei violão e guitarras no nosso home studio, que fica na minha casa, enquanto o Daniel e a Lays gravaram as vozes em suas respectivas casas, e o baixo e teclado foram gravados por Ithamar Alvim e Pablo Garcia. Já a bateria foi gravada em estúdio no Rio de Janeiro pelo baterista Pedro Mamede, que já tocou com o Natiruts e outros grandes nomes da música brasileira. Estamos muito felizes e empolgados para o próximo lançamento!”

PUBLICIDADE

Videoclipe na área

Ainda que não seja o processo normal de gravação da dupla, Leandro Costa afirma que tem funcionado bem, principalmente se levar em consideração que ele e Daniel se encontraram apenas uma única vez nos últimos cinco meses, com o objetivo de fazer a live que promoveu o lançamento do single. Desde então, a dupla tem feito alguns ajustes, como contar mais uma vez com Ithamar Alvim e Pablo Garcia nas futuras gravações e também com o produtor Leandro Trombini para os próximos singles, além de diversificar a promoção do trabalho do Lado de Cá.

“Temos a pretensão de fazer uma live a cada nova música. Já o último single, que será lançado em 4 de dezembro, terá ainda uma versão acústica, com violino e pianos, prevista para 1º de janeiro de 2021, além de um videoclipe produzido pela Authorar Filmes”, adianta o músico.

PUBLICIDADE
Exit mobile version