Site icon Tribuna de Minas

RETROSPECTIVA 2022 – NOVEMBRO

PUBLICIDADE

Morrem Gal Costa, Rolando Boldrin e Erasmo Carlos

No dia 9 de novembro, morreu a cantora Gal Costa, aos 77 anos. A causa da morte não foi divulgada, e a artista fez sua última apresentação em setembro, no Coala Festival. Ela é lembrada como uma das maiores artistas da MPB, dando voz a canções como “Baby”, “Divino, maravilhoso” e “Vapor Barato”. Também participou ativamente do movimento tropicalista, lançou 31 álbuns ao longo de mais de 55 anos de carreira e foi indicada cinco vezes ao Grammy Latino. No mesmo dia, também morreu Rolando Boldrin, aos 86 anos. Ele foi uma referência no que se trata de cultura popular, tendo estado à frente do programa “Sr. Brasil”, entre tantos outros, e também trabalhou como ator, cantor e compositor de música caipira. Ele estava internado há dois meses no Hospital Albert Einstein, mas a causa de morte não foi divulgada. A música nacional ainda teve outra grande perda no dia 22, com a morte de Erasmo Carlos. O cantor e compositor tinha 81 anos e havia acabado de ganhar o Grammy Latino, na categoria “Álbum de rock ou música alternativa em língua portuguesa”, pelo seu último disco, “O futuro pertence à… Jovem Guarda”. A causa de sua morte também não foi divulgada.

Bolsonaristas bloqueiam a BR-040

Com o fim do segundo turno das eleições presidenciais de 2022, foi feita uma paralisação de caminhões na BR-040, no km 793, em Juiz de Fora. Seguindo uma série de atos similares pelo território nacional, os manifestantes bolsonaristas presentes no local estavam questionando a lisura do processo eleitoral e afirmaram aguardar o resultado de um suposta apuração paralela realizada pelo Exército Brasileiro, que jamais existiu, além de um posicionamento do presidente. Na ocasião, alguns caminhoneiros relataram que foram obrigados a estacionar o veículo na rodovia e não conseguiram seguir viagem devido aos protestos. De acordo com a Concer, empresa que administra o trecho, a paralisação teve fim após dois dias e fez com que o tráfego fosse novamente liberado no local.

PUBLICIDADE

Corrida da Fogueira é realizada com mais de 2 mil inscritos

A Corrida da Fogueira, que mobiliza juiz-foranos e apaixonados por corrida em todo o país, ocorreu em novembro com mais de 2 mil inscritos. Os corredores saíram da Praça Presidente Médici, no Bom Pastor, e tomaram a pista central da Avenida Barão do Rio Branco. Foram 7km no percurso principal e 3,5km de caminhada no trajeto alternativo. Essa é uma das corridas rústicas mais tradicionais do país, e apesar de não valer pontos para o ranking da cidade, carrega uma mística que a torna popular. Após a saída na Praça do Bom Pastor, os participantes seguem pelas avenidas Doutor José Procópio Teixeira (em contramão, pista sentido Centro/bairro), Barão do Rio Branco (pista central) até Rua Agassis, retornando também pela área central da via, até a Avenida Doutor José Procópio Teixeira, finalizando no mesmo ponto de chegada. Amanda Oliveira e Francisco Perrout foram os vencedores da prova em 2022.

MP denuncia sete PMs por ação na Vila Esperança

O Ministério Público abriu uma denúncia contra sete policiais militares lotados no 27º Batalhão à 2ª Auditoria de Justiça Militar por suspeita de crimes de abuso de autoridade, lesão corporal, exposição da vida de criança a risco e falsidade ideológica. O caso ocorreu no dia 14 de agosto, na Vila Esperança II, Zona Norte de Juiz de Fora. Na ocasião, a abordagem policial causou revolta entre os moradores. Sete suspeitos foram presos. Houve disparos de bala de borracha e registro de feridos. Indivíduos chegaram a atear fogo em um ônibus em resposta à operação. Posteriormente, foi constatado pela promotoria que uma das vítimas da abordagem teve o rosto desfigurado devido a um tiro de elastômero (bala de borracha) e outra foi atingida quando se submetia a revista, motivando a denúncia.

PUBLICIDADE

Milton Nascimento se despede dos palcos

Após ter completado 80 anos no dia 29 de outubro, uma das grandes vozes da música brasileira se despediu dos palcos. Milton Nascimento fez o último show da turnê “A última sessão de música” – e também o último de sua carreira – em Belo Horizonte, levando 60 mil pessoas às arquibancadas do Mineirão. Foram duas horas de show que tentaram resumir a trajetória do músico, que tem mais de 60 anos de carreira e 43 discos gravados. O show foi dedicado à sua amiga, Gal Costa, que havia morrido dias antes, e também trouxe a reunião dos companheiros do Clube da Esquina. A apresentação também foi transmitida no Globoplay e contou com meio milhão de espectadores durante o show.

Começa a Copa do Mundo do Catar

A Copa do Mundo do Catar teve início no dia 20 de novembro. A abertura do evento contou com a presença de Jung Kook, Nora Fatehi e Lil Baby durante os shows. Na ocasião, Catar e Equador se enfrentaram no primeiro jogo, quando os catáris, que sediaram o torneio, tiveram sua primeira participação em uma Copa. O jogo, no entanto, teve a vitória do Equador por 2 a 0. O primeiro jogo do Brasil foi contra a Sérvia, no dia 24 de novembro, quando os comandados de Tite ganharam por 2 a 0. Posteriormente, seguindo a fase de grupos, a Seleção venceria a Suíça por 1 a 0 e perderia para Camarões pelo mesmo placar. Nas oitavas de final, golearia a Coreia do Sul por 4 a 1, mas acabaria eliminada pela Croácia, nas quartas, no dia 9 de dezembro, na disputa por pênaltis (2 a 4), após empate de 1 a 1 na prorrogação.

PUBLICIDADE
Exit mobile version