Após dois anos de uma severa pandemia, em que o vírus da Covid-19 ceifou a vida de 694 mil brasileiros, 2022 chega ao fim como o ano em que podemos celebrar o retorno a alguma normalidade. Com o avanço da vacinação e a diminuição nos índices epidemiológicos, a sociedade pôde, pouco a pouco, retomar suas rotinas. Estudantes voltaram aos bancos escolares, atividades antes restritas foram liberadas, e a roda da vida entrou novamente no eixo.
A Tribuna esteve presente em todos esses acontecimentos ao longo de 2022 em Juiz de Fora. Além da tão almejada volta a algo próximo do “antigo normal”, outros eventos foram marcantes para a cidade. Uma grave crise no transporte público culminou no rompimento do contrato de concessão da Prefeitura de Juiz de Fora com o Consórcio Manchester. Na esteira do retorno das atividades públicas, eventos importantes para o município, como o Miss Brasil Gay, o Rainbow Fest, a Corrida da Fogueira e a Festa Alemã, voltaram a acontecer.
Na política, Juiz de Fora recebeu atenção especial dos presidenciáveis na mais disputada eleição da história. Jair Bolsonaro e Luiz Inácio Lula da Silva estiveram aqui no primeiro e no segundo turno, disputando palmo a palmo o voto dos juiz-foranos. Melhor para Lula, que se elegeu presidente pela terceira vez em 2022 e assume no dia 1º de janeiro. E, enquanto preparávamos este texto, Pelé, Rei do Futebol, saiu definitivamente do campo da vida para a eternidade. Esses e outros eventos estão compilados nas páginas seguintes, na Retrospectiva 2022 que a Tribuna apresenta e que, esperamos, sirva à nossa reflexão sobre o que vivemos e o que nos espera em 2023.