Site icon Tribuna de Minas

Adolescentes de 13 e 16 anos são suspeitos de homicídio na Olavo Costa

PUBLICIDADE

Dois adolescentes, de 13 e 16 anos, foram apreendidos pela Polícia Civil por suspeita de envolvimento na morte de Emmanuel Eneias dos Santos, 44, assassinado a tiros na Vila Olavo Costa, Zona Sudeste, no último dia 13. Os jovens foram detidos pelo ato infracional no dia 24, durante ação da Delegacia Especializada de Homicídios, e estão acautelados no Centro Socioeducativo. Ainda na última semana, foram cumpridos mandados de prisões temporárias e preventivas contra cinco envolvidos em outros três crimes contra a vida ocorridos em Juiz de Fora. O grupo já está no sistema prisional e foi conduzido na manhã desta quarta-feira (30) para prestar depoimento na 1ª Delegacia Regional, em Santa Terezinha. Dos quatro casos solucionados pela Polícia Civil, três teriam alguma relação com o tráfico de drogas, enquanto um estaria ligado a rivalidade entre moradores de bairros da Zona Sul.

Os adolescentes foram apreendidos na Vila Olavo Costa. Conforme as investigações, o rapaz de 16 anos teria sido o executor dos disparos na Rua da Esperança. “Ele confessou e disse que estava sendo ameaçado pelo Emmanuel. Para não morrer, ele matou”, informou o inspetor Anderson Salvador. Para o delegado Rodrigo Rolli, chamou a atenção a pouca idade do suposto comparsa. “Ele alega que não participou, mas demonstramos que teria servido como isca para atrair a vítima.” A polícia apurou que o caso estaria relacionado a disputa de pontos de venda de entorpecentes. “Apresentamos os dois menores à Vara da Infância e Juventude, comprovando motivação e autoria do delito, 11 dias após o crime. Foi uma resposta rápida”, avaliou Rolli.

PUBLICIDADE

O homicídio aconteceu no fim da noite, minutos após Emmanuel ter saído para comprar um lanche. A esposa dele havia escutado os estampidos e foi avisada por populares que o alvo era seu marido. O corpo estava caído na varanda de uma construção, onde funcionaria um bar. A vítima sofreu perfurações na cabeça, no braço direito e na perna esquerda.

Na Zona Sul

A Polícia Civil também elucidou o assassinato de Lucas Alves Pereira, 19, morto a tiros no dia 21 de setembro no Santa Efigênia, Zona Sul. Outro jovem, 18, foi baleado na mesma ocasião pelos criminosos, que passaram de moto atirando pelo bairro. Os dois suspeitos, ambos de 25 anos, também foram capturados no dia 24, quando a PM cumpriu os mandados de prisão solicitados à Justiça pela Delegacia Especializada. “A motivação seria uma rivalidade banal entre jovens dos bairros vizinhos Cidade Nova, Vale Verde e Previdenciários. Apuramos que a própria vítima, dois ou três dias antes, se deslocou até um bairro ‘adversário’ e efetuou disparos. Os rivais não registraram a ocorrência e fizeram a vingança com suas próprias mãos. A Delegacia de Homicídios está dando a resposta para a sociedade, apresentando os dois autores”, disse o delegado.

PUBLICIDADE

O crime aconteceu na Rua Clóvis Jaguaribe. Lucas foi alvejado pelo menos sete vezes, com ferimentos no pescoço, tórax e braço. Já o sobrevivente foi atingido no abdômen. O inquérito deverá ser concluído esta semana pedindo a conversão das prisões temporárias em preventivas.

Jovem teria sido morto por praticar furtos

As investigações em torno da morte de Elber Samuel Valle, 24, ocorrida no dia 31 de julho no Retiro, Zona Sudeste, confirmaram que ele foi executado a tiros por ter causado ‘desconforto’ ao tráfico, já que estaria atraindo a atenção da polícia para o bairro, devido aos furtos que praticaria. A própria mãe da vítima já havia adiantado essa versão à PM quando registrou o sumiço do jovem. O assassinato foi descoberto próximo à antena da Rua José Augusto de Araújo, três dias após o desaparecimento do jovem. Um suspeito, 19, foi preso pela Delegacia de Homicídios no dia 24. Ele seria o atirador, mas outros três comparsas também teriam participado.

PUBLICIDADE

“O Elber foi executado com vários disparos em uma região de mata mais afastada, para onde foi atraído. Conseguimos várias testemunhas veladas nesse caso, que corroboraram os levantamentos de campo. Elber era usuário de drogas e praticava diversos furtos na região para o sustento do seu vício. Acabou atrapalhando o tráfico na região, chamando a atenção da polícia, e acabaram por executá-lo. Pedimos a prisão de quatro indivíduos, e foi decretada a de um deles. Cumprimos o mandado na semana passada no Bairro Retiro mesmo. Vamos mostrar que há mandantes e tentar concluir o inquérito com a prisão dos outros autores”, informou o delegado Rodrigo Rolli.

Três anos depois

O delegado ressaltou que mesmo crimes antigos não solucionados continuam sendo trabalhados, como o caso do homicídio de Cleison Matheus dos Santos Borges, 19, morto com vários tiros no Jardim Natal, Zona Norte, junto à família e na véspera do Natal, em 2016. Dois suspeitos, de 21 e 25 anos, estão presos, e outros dois são investigados.

PUBLICIDADE

“O inquérito foi tramitando, fomos trazendo provas, até que finalizamos este mês, demonstrando efetivamente a participação de dois dos autores. Executaram a vítima inclusive na frente de seus familiares. Ouvimos o pai na época, e a irmã será ouvida novamente, porque surgiram novas informações sobre o fato.” O inquérito foi relatado no último dia 9, com os pedidos de prisões decretadas pelo Judiciário.

Rolli enfatizou que os envolvidos são “contumazes autores” e que a motivação seria rivalidade relacionada ao tráfico de drogas. “Eles já se encontravam presos na Ariosvaldo Campos Pires por outros crimes, e hoje a Delegacia de Homicídios está cumprindo esses dois mandados de prisão preventiva”, finalizou.

Exit mobile version