O quadro de instabilidade climática observado em Juiz de Fora durante o final de semana deve se estender até a próxima quinta-feira (2). A previsão é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que informou que há possibilidade de pancadas de chuva e trovoadas isoladas entre esta terça-feira (31) e quinta-feira (2). O céu deve passar de nublado a parcialmente nublado nos próximos dias. A temperatura pode oscilar entre 16 graus, a mínima, e 30, a máxima. Já a umidade oscila entre 95% pela manhã e 50% à tarde. Nesta segunda-feira (30), a menor temperatura registrada foi de 17,7 graus, e a máxima pode chegar a 26.
Luiz Ladeia, meteorologista do Inmet, diz que o período de chuva ainda sofrerá interrupções. “As frentes frias ainda estão chegando, mas, de qualquer forma, o aumento do índice de umidade em contato com o aquecimento provoca convecção, que propicia o acontecimento de chuva.” Segundo o meteorologista, as precipitações devem se tornar mais sequenciais na próxima semana.
Fim de semana teve chuva de granizo
A chuva que caiu neste domingo (29) veio acompanhada de granizo em partes isoladas da cidade. Apesar disto, a Defesa Civil não registrou ocorrência oriunda da precipitação. Durante o fim de semana, os pluviômetros do 5º Distrito de Meteorologia, instalados no Campus da UFJF, apontaram 26,6 milímetros de chuva. Já os instrumentos do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), operados pela Defesa Civil, apontaram média de 9,63 milímetros no mesmo período. Os locais com maior índice pluviométrico, segundo o órgão, foram os Bairros São Pedro, com registro de 31,14mm, Centro, com 27,43mm, e Santa Efigênia, com 13,58mm.