A pista central da principal avenida da cidade será fechada no próximo domingo (4) para a realização de atividades de lazer, esportivas e culturais. A iniciativa, organizada pela Prefeitura, é a primeira edição do projeto “Bem comum lazer” e acontece na Rio Branco, entre a Rua Doutor Romualdo e o trevo do Bairro Bom Pastor, das 8h às 13h. Segundo a assessoria do Executivo, o objetivo é democratizar o espaço urbano e transformar a via em um equipamento público de uso coletivo.
No local, haverá espaço para andar de bicicleta e de skate, caminhadas e ginástica. Além disso, integrantes do programa “Gente em primeiro lugar” realizarão apresentações de dança e de capoeira. Haverá também música, avaliação bucal, orientações de higiene, escovação correta e de hábitos saudáveis, testes de glicemia e aferição de pressão arterial.
De acordo com o titular da Settra, Rodrigo Tortoriello, a ideia é criar um espaço onde as pessoas possam frequentar a rua novamente. “As vias públicas têm se tornado um espaço de muitos automóveis e pouca gente. Queremos que a população volte para a rua, para ocupar um espaço que nunca deveria ter sido tomado dela”, informou, via assessoria.
O evento será acompanhado por agentes de trânsito. A Settra também participa com a distribuição de materiais educativos e com brincadeiras infantis. “Este é um projeto-piloto, que será avaliado nesta primeira oportunidade, com intenção de ser lapidado e, posteriormente, implementado em outros locais. Queremos promover um grande encontro de famílias, de pessoas do bem, de trabalhadores, estudantes e crianças nessa grande ação, que visa, sobretudo, ao bem-estar e à qualidade de vida da nossa população”, destacou o prefeito Bruno Siqueira (PMDB).
No dia 9 de setembro, a Tribuna havia mostrado a intenção do grupo Mobilicidade JF em realizar a chamada “Avenida do Lazer” no dia 20 do mesmo mês. O evento, com características semelhantes, pedia o fechamento da pista central da Rio Branco entre a Santa Rita e a Floriano Peixoto, também para realização de atividades culturais e esportivas. Na época, a Settra informou que apoiava a iniciativa e que já estava trabalhando para que houvesse uma primeira experiência. Conforme publicado no Facebook do Mobilicidade nesta semana, o grupo irá participar do “Bem comum lazer” ensinando pessoas que não sabem pedalar.