Atualizada às 12h40
Após mais de 12 horas, foi retirado o caminhão-baú Mercedes-Benz, com placa de Guarulhos (SP), que atravessou na pista da Avenida Itamar Franco, na noite desta quarta-feira (29), no sentido São Mateus/Centro, quase esquina com a Rua Antônio Passarela, Zona Sul de Juiz de Fora. A ação teve quase uma hora de duração e contou com o auxílio de dois guinchos providenciados pela Settra.
A secretaria aguardava a chegada de um outro caminhão da empresa para fazer o transbordo da carga, composta por móveis e objetos de decoração, mas, devido à demora e ao transtorno causado no trânsito, foi decidido pela retirada do veículo antes da chegada da carreta, que saiu de Belo Horizonte somente às 8h desta quinta. Uma das faixas da pista contrária, sentido Cascatinha, também precisou ser interditada durante a operação.
Por volta das 12h30, o caminhão foi retirado do local, permanecendo parado agora na pista contrária, no sentido Cascatinha, aguardando a chegada do segundo veículo da empresa para o transbordo e o guincho para a remoção definitiva.
Durante o período em que o veículo ficou obstruindo a passagem, o desvio foi feito por dentro do São Mateus, causando retenções também desde a Ladeira Alexandre Leonel. Outras vias importantes de circulação também ficaram sobrecarregadas, como a Rua Olegário Maciel. Desde o início da manhã agentes controlam o tráfego na região, orientando o desvio, inclusive do transporte público, pela Rua São Mateus. A situação prejudicou 21 linhas de ônibus que passam pelo local.
Segundo o encarregado interino da filial da Transportadora Vipex em Belo Horizonte, Gilson Fábio, o caminhão acidentado na Itamar havia vindo à cidade para fazer o transporte da carga de outro veículo que apresentou problema mecânico. No entanto, quando já deixava o município no sentido São Mateus/Cascatinha, o caminhão atravessou a pista contrária da Itamar, possivelmente devido a outro defeito.
O Mercedes-Benz subiu sobre o canteiro central, derrubando uma árvore e, por pouco, não atingiu um bar às margens da avenida (confira na galeria de imagens). Houve vazamento de óleo diesel, e o Corpo de Bombeiros precisou jogar serragem na pista. Ninguém ficou ferido. Conforme o subsecretário da Settra, Eduardo Facio, por meio do boletim de ocorrência registrado pela PM, os danos ao patrimônio público e os custos com a remoção serão cobrados posteriormente da empresa.