Moradores do Bairro Granjas Triunfo, na Região Nordeste, realizaram um mutirão na manhã de sábado (30) para tapar os buracos das ruas Verônica Freguglia e Professor Crisóstomos Ferreira. Consideradas as principais vias de acesso ao bairro, ambas apresentavam inúmeras e consecutivas crateras. Na segunda, a falta de pavimentação intensificou o problema, o que impossibilitou a circulação de ônibus nos últimos dias.
Diante da situação calamitosa, a comunidade se reuniu para criar uma solução em conjunto, baseada na parceria com o Poder Público e o setor privado. A ideia foi buscar auxílio para a doação dos materiais necessários junto aos vereadores e empresários e disponibilizar a mão de obra dos próprios moradores para a realização do trabalho.
O presidente da Associação Pró-Melhoramentos do Bairro Granjas Triunfo, Rodrigo Correa, afirma que comunicou o problema à Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). “Procuramos a Secretaria de Obras (SO), mas, como não tivemos uma previsão de quando seríamos atendidos, decidimos nos unir para resolver a situação. Sabemos que é um momento complicado com relação à falta de recursos e não podíamos esperar.” Desta forma, o grupo enviou ofício aos vereadores detalhando a situação e pedindo ajuda com a doação de materiais. Além dos parlamentares Kennedy Ribeiro (MDB), Marlon Siqueira(MDB) e Vagner de Oliveira (PSC), a Ansal Juiz de Fora e um empreendedor do bairro apoiaram a causa.
O mutirão teve início às 6h e seguiu durante toda a manhã. “Durante a reunião dos moradores, nós pontuamos as principais necessidades do bairro. Vimos que a condição das ruas deveria ser prioridade. É uma emergência, pois há locais em que os ônibus pararam de circular e nem todos têm carro para se deslocar”, relata a moradora Lídia Aguiar, 58 anos, que vive no bairro há 53. “Nós temos como lema que queremos um bairro cada vez melhor, por isso, decidimos unir força para fazer acontecer.”
Recém chegado de Belo Horizonte, o coordenador empresarial Paulo César Coelho mora há seis meses no bairro e não teve dúvidas em contribuir como voluntário. “É preciso pensar de forma coletiva. As ruas estavam muito esburacadas e, assim como eu, muitas pessoas vão ao Centro diariamente a trabalho. Unimos forças e realizamos o mutirão.” Para o presidente da associação do bairro, Rodrigo Correa, a experiência trouxe grande aprendizado. “Sabemos que é uma medida paliativa e que precisaremos do trabalho da Prefeitura para uma solução definitiva. Mas foi importante para que todos entendessem que também podemos atuar em prol do melhoramento da nossa comunidade.”
Estudo de viabilidade
O vereador Marlon Siqueira visitou as ruas que motivaram a ação e falou sobre a importância da realização de parcerias entre Poder Público, setor privado e comunidade. “O trabalho do Legislativo é de fiscalizar, legislar e, também, assessorar. É dentro deste serviço de assessoria à comunidade que pretendemos nos reunir com a engenheira da Secretaria de Obras para verificar se há viabilidade em realizar projetos que possam ter apoio do setor privado e da comunidade em busca de emenda parlamentar federal. Sabemos que, no momento, há uma desidratação dos recursos municipais, por isso a alternativa seria buscá-los no âmbito federal.”
Procurada pela Tribuna, a assessoria da SO informou em nota que “faz o patrolamento com colocação de escória nas ruas do Bairro Granjas Triunfo e já está na programação o atendimento do local”. O texto diz, ainda, que, “para fazer o asfaltamento, é necessária a captação de recursos externos, pois é uma intervenção muito onerosa. A Prefeitura chegou a fazer um orçamento, mas não conseguiu recursos nem com o Governo Federal nem com o Estadual. É importante esclarecer que toda a infraestrutura de um loteamento/granjeamento é de responsabilidade do loteador, que optou por fazer o Granjas Triunfo sem asfalto.”