Site icon Tribuna de Minas

Ato de conscientização marca Dia Mundial de Combate ao AVC

PUBLICIDADE
A aposentada Mariangélica, 65 anos, conversou com os acadêmicos de Medicina, que aferiram a pressão arterial da paciente. (Foto: Olavo Prazeres)

No Dia Mundial de Combate ao Acidente Vascular Cerebral (AVC), celebrado nesta segunda-feira (29), acadêmicos do curso de Medicina da UFJF estiveram no Hospital Universitário (HU) do Bairro Dom Bosco. No local, os estudantes conversaram com os pacientes, conscientizando sobre os riscos da doença. Como, por exemplo, a necessidade de reconhecer sintomas e como proceder no caso de uma emergência. Eles ainda informaram aos presentes quais pessoas se encaixam no grupo de risco, e ofereceram aferição de pressão, glicose e medição da circunferência abdominal.

A aposentada Maria Angélica Batista de Sousa, 65 anos, estava presente nas explicações, e conversou com os acadêmicos. Após passar por um episódio no qual sua pressão e batimentos cardíacos sofreram um pico, ela conta que está mais vigilante com a própria saúde, e também zela pelo bem-estar de pessoas próximas. “É muito importante (a ação). Eu posso passar para alguém que eu conheço que não esteja aqui. Qualquer coisa na área da saúde é importante”.

PUBLICIDADE

Além desta ação no HU do Dom Bosco, outra está prevista para terça-feira, na mesma unidade e também no HU Santa Catarina, a partir das 8h. Na quarta (31) e na quinta-feira (1º de novembro), os acadêmicos estarão nos corredores das pró-reitorias da UFJF. A organização espera atingir, durante estes dias, cerca de d200 pessoas. Além dos estudantes do curso de Medicina da UFJF, que pertencem às Ligas Acadêmicas de Neurologia, participam dos momentos de conscientização os integrantes do Serviço de Endocrinologia e Metabologia da Universidade.

Exit mobile version