O Dia Nacional de Combate ao Fumo é celebrado nesta segunda-feira (29), com o objetivo de reforçar as ações nacionais de sensibilização e mobilização da população para os danos causados pelo tabaco. Um estudo recente do Ministério da Saúde mostrou que 18,5% dos adolescentes entre 12 e 17 anos já tiveram contato com o cigarro. Em Juiz de Fora, o Serviço de Controle, Prevenção e Tratamento do Tabagismo (Secoptt) da Secretaria de Saúde promoveu, nesta segunda (29) pela manhã, uma conversa sobre o tema com ex-fumantes participantes do programa desenvolvido pelo Secoptt.
O tema deste ano é relacionado ao esporte e possui o slogan “Mostre atitude: sem o cigarro sua vida ganha mais saúde”. De acordo com a coordenadora do Secoptt, Sandra Tolomelli, uma forma de precaução de diversas doenças crônicas é a pratica de atividade física. “Reconhecendo o tabagismo como uma doença também pediátrica, a estratégia da campanha foca na prevenção da experimentação e iniciação, que ocorrem principalmente entre adolescentes e jovens, na faixa dos 13 aos 25 anos.”
Para alcançar a conscientização dos jovens, o serviço irá realizar ações educativas de prevenção por meio de palestras em escolas, empresas e instituições. Para agendar a visita, os interessados devem entrar em contato pelo telefone 3690-7714 ou através do email e-mail secoptt@pjf.mg.gov.br.