Um ambulatório para atendimentos do Transtorno do Espectro Autista (TEA) será inaugurado nesta quinta-feira (30), às 8h30, no Departamento de Saúde da Criança e do Adolescente de Juiz de Fora. O local irá funcionar baseado no tripé que envolve abordagem e tratamento correto do paciente, promoção de habilidades tanto para o autista como para a família e desenvolvimento de pesquisas e conhecimentos para serem reaplicados nesta parcela da população. Conforme um dos idealizadores do projeto, o pediatra Antônio Aguiar, a estimativa mundial é de que 1% da população sofra com o transtorno. “Com uma abordagem mais individual, precoce e multidisciplinar, você pode melhorar muito a vida dessas crianças.”
Para essa abordagem mais refinada das crianças que chegam com o diagnóstico de TEA, o ambulatório irá utilizar a estrutura do departamento, com psicoestimulação, terapia ocupacional, fisioterapia, avaliações clínicas, endocrinologia e neurologia. “Queremos acolher bem as famílias e produzir um ambiente favorável para a chegada dessas pessoas ao serviço público.”
O médico explica que, após inaugurado, a primeira etapa de implantação do ambulatório irá envolver a equipe para discutir os fluxos e protocolos do novo setor. A partir de agosto, será aberta a agenda para o atendimento dos pacientes.