Atualizada às 20h27
A ocupação do São Benedito pela Polícia Militar já resultou na apreensão de drogas e, na madrugada desta segunda-feira (29), foi localizada a primeira arma de fogo desde a intensa investida no bairro, iniciada após o ataque a tiros a uma viatura no dia 23, cujo caso já esta sendo investigado pela Polícia Civil. Por volta das 2h, militares que faziam operação de cerco, bloqueio e interceptação viram um Ford EcoSport saindo de um ponto de tráfico na Rua Caxambu. A PM ligou sirene e giroflex para abordar o veículo, mas o motorista não obedeceu a ordem de parada e iniciou fuga pelas vias públicas.
As características do EcoSport foram repassadas via rádio para outras viaturas, e o mesmo foi interceptado no início da Rua Diva Garcia, entre o Vitorino Braga e o Linhares. O condutor, 25 anos, foi obrigado a desembarcar com as mãos na cabeça e submetido a busca pessoal, sendo apreendidos dois celulares. Já durante varredura no veículo, a PM encontrou, embaixo do banco do passageiro, um revólver calibre 38 carregado com cinco munições.
O homem assumiu a posse da arma e disse que era para sua proteção. Ele recebeu voz de prisão em flagrante e foi levado para a 1ª Delegacia Regional de Polícia Civil, em Santa Terezinha. O veículo estava com licenciamento atrasado e foi apreendido.
Na manhã de segunda, a PM divulgou o balanço das operações no São Benedito e informou que a comunidade tem contribuído com denúncias e feito comentários positivos em relação ao trabalho nas redes sociais. Até domingo, 11 pessoas haviam sido presas durante 1.451 abordagens, e 748 veículos foram interceptados, sendo 43 removidos. Também foram apreendidos mais de 200 pedras de crack e 30 papelotes de cocaína, além de quase 20kg de maconha, sendo a maior parte enterrada na reserva ambiental do Poço D’Anta. No mesmo local foram achadas, no sábado, cerca de 50 munições e material para refino de entorpecentes. Ao todo, já foram recolhidos mais de 80 projéteis de vários calibres, alguns de uso restrito das polícias.
Informações que possam ajudar na localização de mais armas e drogas podem ser repassadas ao número 181, do Disque-Denúncia Unificado. A PM reforça que o objetivo da ação, que mobiliza cerca de 40 militares diariamente, é levar segurança ao bairro.
[Relaciondas_post]
Inquérito
De acordo com o titular da Delegacia Especializada de Homicídios, Rodrigo Rolli, cinco policiais militares prestaram depoimentos, na manhã de ontem, para o inquérito que investiga os disparos de arma de fogo realizados na direção da viatura da PM, no último dia 23. O caso está sendo tratado como tentativa de homicídio contra os policiais.
Conforme o delegado, três suspeitos foram identificados e todos seriam jovens com antecedentes criminais.
Aguardamos o comandante da companhia nos entregar um relatório sobre as ações da PM no bairro e exame pericial da duas viaturas atingidas para tomar providências, inclusive solicitar a prisão preventiva dos suspeitos”, disse Rolli, acrescentando que uma viatura foi atingida no giroflex, enquanto a outro no radiador. Ainda na tarde de ontem, moradores da região, que teriam presenciado os fatos, também iriam prestar depoimentos.