Atualizada às 15h16
Funcionários de uma empresa terceirizada já trabalham na remoção de parte das pedras portuguesas do Parque Halfeld. A intervenção faz parte das reformas do local, anunciadas pela Prefeitura no início de maio. Atualmente, os trabalhos concentram-se na parte superior do parque, em frente à Rua Santo Antônio, onde operários da empreiteira, vencedora da licitação pública, atuam na retirada das pedras em parte do calçamento.
Conforme a Secretaria de Obras, a próxima atividade será promover o revestimento da calçada para nivelá-la. Em seguida, os novos pisos serão instalados. Após a conclusão de toda a reforma, prevista para até o fim do mês de outubro, o Parque Halfeld deverá estar calçado com pedras portuguesas, fulget e guia tátil. Esta última está prevista para começar a ser instalada nesta terça-feira (30).
O espaço não será totalmente interditado para as reformas, já que a empreiteira irá trabalhar em fases. A Secretaria de Obras não divulgou quando a área próxima à Rua Santo Antônio estará concluída e nem qual será o próximo espaço a passar por intervenções, já que o cronograma é definido pela empresa.
A reforma do local é considerada a maior desde 1981 e segue as características originais do parque, tombado pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural (Comppac). O custo é de R$ 398.665,72, sendo 8% de contrapartida do município. O recurso é proveniente de orçamento do Ministério do Turismo, conquistado por meio de emenda parlamentar do então deputado federal Antônio Andrade (PMDB), hoje vice-governador de Minas Gerais.