Site icon Tribuna de Minas

PJF confirma mais 42 mortes por Covid-19 e rede SUS esgotada

PUBLICIDADE

O boletim epidemiológico da Covid-19, atualizado nesta segunda-feira (29) pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), confirmou 42 mortes causadas pela doença, aumentando para 1.044 o total de óbitos desde março de 2020. O número atestado em um único levantamento é o maior desde o início da pandemia no município. A maioria dos falecimentos ocorreu entre a última quinta-feira (25) e esta segunda, sendo que apenas uma das vítimas foi a óbito no último dia 18. A causa da morte (Covid-19), entretanto, só foi atestada no boletim desta segunda.

Além dos óbitos, o município também registrou até às 18h41 desta segunda, 634 internações simultâneas decorrentes do coronavírus – segundo maior número desde o início da pandemia na cidade. O recorde de hospitalizações foi registrado no último sábado, quando 637 pacientes estavam em leitos hospitalares. Dos internados nesta segunda, 407 pacientes ocupavam leitos de enfermarias e 227 estavam em leitos de cuidados intensivos.

PUBLICIDADE

Em relação a novos casos de coronavírus, mais 479 foram atestados entre este domingo e segunda, aumentando para 24.385 o número de confirmações desde março do ano passado. Quanto às notificações de síndrome gripal, consideradas suspeitas para a doença, foram 644 novos registros em um dia. No total, Juiz de Fora já contabilizou 70.116 casos suspeitos.

Capacidade UTI SUS Covid esgotada

A taxa de ocupação total de leitos UTI na cidade, somando equipamentos públicos e particulares, era de 98,33%. O índice em relação aos leitos UTI do SUS Covid era de 100,71% – ultrapassando a capacidade máxima destes equipamentos. De acordo com a PJF, o índice acima de 100% é devido a paciente na fila de espera por leito intensivo. Além disso, de acordo com o Município, o HPS está com uma paciente além do número total de leitos que a unidade habilita (10).

PUBLICIDADE

Já nas UTIs da rede privada, o índice de ocupação era de 85,95%. Nas enfermarias, a ocupação do SUS, somente destinadas a casos de Covid, era de 89,61%. O percentual das unidades da rede privada não é divulgado pela Secretaria de Saúde.

Óbitos
Entre as 42 mortes confirmadas no levantamento desta segunda, 13 são de pessoas com menos de 60 anos, sendo que cinco delas não tinham nenhuma comorbidade.

PUBLICIDADE

Todos os dados do boletim epidemiológico são referentes a moradores de Juiz de Fora. O balanço é disponibilizado pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) no site covid19.pjf.mg.gov.br, criado para divulgar informações sobre o coronavírus. As comorbidades, além da idade, conforme as autoridades em saúde, são fatores de risco para que a Covid-19 se agrave.

 

PUBLICIDADE
Exit mobile version