Atualizada às 11h04
A chuva que caiu na noite desta quinta-feira (28) causou alagamentos e provocou o registro de 14 ocorrências na Defesa Civil de Juiz de Fora, nenhuma com gravidade, segundo a assessoria de comunicação do órgão. Moradores do bairro Jardim Esperança, Região Sudeste, enfrentaram uma enchente durante a madrugada. Casas foram inundadas e algumas ruas, como a Regina Gabriela da Silva e uma parte da Padre Acácio, ficaram cheias. Conforme os moradores, a água subiu cerca de um metro acima do nível da rua.
A manhã desta sexta foi dedicada à limpeza das casas. O Demlurb enviou 45 funcionários para ajudar na retirada da lama das ruas. Um caminhão-pipa foi deslocado para ajudar nos trabalhos, e outro caminhão foi disponibilizado para os moradores que perderam móveis e outros objetos.
Na Zona Norte, a Uaps do Bairro Industrial chegou a ficar fechada após a água invadir a unidade de saúde. Conforme o diretor do Demlurb, Marlon Siqueira, o local já foi limpo e voltou a atender à população ainda na manhã desta sexta-feira. No Bairro Industrial, o problema de alagamento é recorrente, pois é uma área baixa e mais próxima do nível do Rio Paraibuna. Conforme a Defesa Civil, o nível do rio está em 2,5 metros, o que é um alerta.
A Avenida Presidente Itamar Franco também apresentou pontos de alagamento na altura do Bairro São Mateus, Zona Sul. No trecho entre as ruas Tietê e Antônio Passarela, a água chegou a subir na calçada durante a noite de quinta-feira.
Ocorrências
A Defesa Civil de Juiz de Fora registrou 14 ocorrências entre as 17h de quinta e 9h desta sexta, sendo sete na região Nordeste, duas na Sudeste, quatro na Leste e uma na Zona Norte. Foram seis ameaças de escorregamento de talude, dois desabamentos de muro de contenção, um escorregamento de talude, uma ameaça de queda de árvore, um desabamento de muro de divisa, uma orientação técnica, um alagamento e uma rua danificada.
Os pluviômetros da Defesa Civil registram 32,12mm de média de chuva nas últimas 24 horas, sendo que em Santa Terezinha o índice foi de 79,20mm, Filgueiras 63,64mm e Floresta 56,02mm.