Site icon Tribuna de Minas

Novembro já é o mês mais chuvoso do ano em Juiz de Fora

PUBLICIDADE
Possibilidade é de novas pancadas, menos intensas, até quinta-feira (Foto: Fernando Priamo)

Pela primeira vez, desde março, Juiz de Fora registrou volume de chuvas acima da média histórica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Embora novembro ainda não tenha encerrado – e exista a previsão de novas pancadas até quinta-feira (30) -, o acumulado de 195,9 milímetros, registrado até o início da noite, já é 2,6% acima do esperado para o período. Além disso, este é o mês mais chuvoso do ano até o momento, superando os 185,4 milímetros contabilizados em janeiro.

Apesar de novembro ser considerado um ponto fora da curva, dentro deste ano atípico no regime de chuvas, o comportamento é aquém do que foi observado nos últimos dois anos em igual período. Em 2017, por exemplo, o mês teve oito dias de chuvas, sendo seis deles contínuos, entre os dias 19 e 24. Em 2016, o mês de novembro acumulou mais que o dobro, 406,5 milímetros, com 16 dias de precipitações. Antes, em 2015, as chuvas somaram 238,3 milímetros, em 17 dias.

PUBLICIDADE

Se considerar todas as precipitações registradas em 2017, a soma até o momento é de 853,6 milímetros, índice que representa 64,4% do previsto entre janeiro e novembro. É o pior resultado, em igual período, desde 2014, no auge da crise hídrica, quando o percentual alcançado foi de 63,3%.

Chuvas na semana
A instabilidade atmosférica é causada pela atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), um fenômeno climatológico que transporta grande carga de umidade da região da Amazônia para o Sudeste brasileiro. A ZCAS permanece, mas de forma menos agressiva se comparada à semana passada. Por isso, a possibilidade é de novas pancadas, menos intensas, até quinta-feira (30). Segundo o Inmet, o acumulado até este dia pode ser superior a 30 milímetros.

PUBLICIDADE

De acordo com o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), o restante da semana deve ser, ainda, de céu parcialmente nublado e temperaturas estáveis. Os termômetros devem registrar de 16 a 20 graus.

Exit mobile version