Site icon Tribuna de Minas

Após suspensão, PJF retoma aplicação da AstraZeneca nesta quarta

vacinação em Juiz de Fora
PUBLICIDADE

A vacinação de segunda dose com a AstraZeneca foi interrompida pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) na tarde desta terça-feira (28). Conforme alegou o Município, a paralisação ocorreu por falta de unidades do imunizante. Logo após o anúncio, contudo, a Secretaria de Saúde da PJF informou que a aplicação de doses da vacina seria retomada nesta quarta, contemplando o público que tem até o dia 22 de setembro no cartão de vacinação.

Ainda no fim da tarde de segunda-feira (27), a Tribuna já tinha questionado a Prefeitura sobre a possibilidade de falta de doses da AstraZeneca, após apurar que estas vacinas estariam acabando no Sesc. Entretanto, na ocasião, a assessoria de comunicação da Secretaria de Saúde negou a informação e garantiu que haveria doses da AstraZeneca suficientes para vacinar todo o público convocado até esta quarta-feira, o que não se concretizou na prática.

PUBLICIDADE

A vacinação com o imunizante produzido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) tem sido interrompida constantemente por conta do fornecimento escasso ao longo dos últimos meses, com frequentes paralisações da aplicação em diversas cidades do país. Após a última paralisação, a imunização com a vacina havia sido retomada na segunda-feira, com a segunda aplicação para os juiz-foranos cujos cartões de vacinação indicavam os dias 17, 18, 19 de setembro ou data anterior.

Após a Tribuna apurar informações de que havia poucas doses do imunizante para aplicação no Sesc na segunda-feira por volta das 18h, a Secretaria de Saúde havia garantido a continuidade do calendário previsto, que contemplava os juiz-foranos cujas segundas aplicações estavam marcadas para 20, 21 e 22 de setembro nesta terça; e 23, 24 e 25 de setembro nesta quarta. Entretanto, no novo calendário divulgado nesta terça, a PJF irá vacinar nesta quarta somente as pessoas que deveriam ter recebido o imunizante até 22 de setembro.

PUBLICIDADE

Nesta terça, a Superintendência Regional de Saúde de Juiz de Fora (SRS-JF) entregou 2.510 doses de AstraZeneca ao município. Informações extraoficiais, no entanto, dão conta de que a remessa já teria sido usada nesta terça. A Tribuna questionou a PJF se estas doses já teria sido utilizadas, e a pasta não retornou.

Aplicação ocorrerá em diferentes postos

Apesar de divulgar que vai retomar a vacinação com a AstraZeneca nesta quarta, a pasta municipal não informou se terá doses suficientes desse imunizante para dar continuidade ao calendário ao longo da semana. Com o recebimento de apenas 2.510 doses, a possibilidade de nova suspensão da vacinação com o imunizante é alta. A Tribuna tentou, sem sucesso, ouvir representantes da Secretaria de Saúde a respeito da situação, além de fazer diversos questionamentos à pasta municipal, que não foram respondidos.

PUBLICIDADE

LEIA MAIS: UBSs de JF têm novo horário para vacinação contra a Covid-19

Nesta quarta, a vacinação com a AstraZeneca está prevista para acontecer em uma das dez UBSs referência, das 8h às 11h e 13h às 16h; no Sesc, das 14h às 19h; no Departamento de Saúde do Idoso (DSI), das 8h às 11h e das 13h às 16h; ou na UBS Centro Sul, das 8h às 11h.

PUBLICIDADE

Divulgação de doses em atraso não tem sido feita pelo Município

Embora a Prefeitura divulgue dados diários sobre a vacinação, como o número de doses aplicadas diariamente e o calendário do dia seguinte, além do vacinômetro que é disponibilizado no site da PJF, alguns dados específicos não ganham a mesma visibilidade. Oficialmente, não é divulgado o número de segundas doses em atraso na cidade e nem divulgado o balanço diário de aplicação de doses por imunizante. A Tribuna solicitou, por inúmeras vezes, tais dados à Secretaria de Saúde. Nenhuma das solicitações foi respondida.

Exit mobile version