Cerca de 136 servidores da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Juiz de Fora atuam até esta quarta-feira (28) no terceiro levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti (Liraa) em Juiz de Fora. O prazo pode ser estendido caso haja impedimentos, como, por exemplo, chuva intensa.
[Relaciondas_post]
Quinze equipes de agentes de combate a endemias, além de funcionários no suporte para denúncia, supervisores, motoristas e ponto de apoio, vistoriam imóveis em diversos bairros da cidade, identificando criadouros e a situação de infestação do mosquito transmissor da dengue no município. A previsão é de que sejam visitados 199 bairros, e, aproximadamente, 5.585 imóveis, em 884 quarteirões.
Serão coletadas amostras referentes a 20% de cada quarteirão, que serão encaminhadas para o laboratório, além de eliminação dos focos.
O Ministério da Saúde preconiza que os índices satisfatórios sejam de até 1%. No entanto, o último levantamento, realizado em março, apontou índice de 6,8% na cidade. Em algumas regiões, a infestação chegou a 14,5%. Já em janeiro, o percentual esteve em 4,16%.