Site icon Tribuna de Minas

Projeto transforma lixo eletrônico em brinquedo

PUBLICIDADE

Aquele teclado que não funciona mais, o mouse que estragou faz tempo e outros componentes de computadores sem serventia para muita gente podem virar brinquedos para crianças carentes. Um projeto do Centro Universitário Estácio Juiz de Fora está arrecadando lixo eletrônico para ser transformado em peças divertidas para crianças. A entrega dos equipamentos pode ser feita na sede da instituição (Avenida Presidente João Goulart 600, Cruzeiro do Sul, ao lado do Carrefour).

No próximo sábado (28), o professor que coordena o projeto “Lixo eletrônico JF”, Victor Condé, irá reciclar os materiais. O trabalho pode ser acompanhado por qualquer pessoa interessada, e os brinquedos serão sorteados entre as crianças ao final da oficina. Com as peças dos computadores, Victor pretende ainda montar um PC em funcionamento e também fazer a doação para uma entidade que necessite do equipamento. O professor espera conseguir fazer 20 peças ao longo do evento, que começa às 14h.

PUBLICIDADE

“Reciclando o lixo eletrônico, a gente consegue aumentar a sobrevida do equipamento, evitando a geração de mais lixo e a degradação do meio ambiente”, defende o professor dos cursos de redes de computadores e engenharia de produção. O projeto “Lixo eletrônico JF” existe desde 2013 e oferece oficinas para pessoas que desejam aprender a fazer artesanato com sucata eletrônica. Podem ser doados equipamentos como mouse, teclado, monitores, impressoras, HDs, entre outros componentes de computadores em funcionamento ou não. Os interessados que não puderem comparecer ao evento de sábado, mas tiverem interesse em fazer doações ou aprender a fazer arte com sucatas eletrônicas, podem buscar informações por meio da página “Lixo Eletrônico JF” no Facebook.

 

PUBLICIDADE

Ensino fundamental

A também professora Julliana Silva Nascimento coordena o projeto “Lixo eletrônico e sustentabilidade na educação”, entre alunos do ensino fundamental do Colégio Planeta. A iniciativa trabalha o lixo eletrônico com estudantes do ensino fundamental. Entre os objetos já criados pelas crianças estão uma casinha de gato feita com a carcaça de monitor, robôs e relógios produzidos com teclas de teclado e moscas gigantes à base de teclas, circuitos de modem e membrana de teclado.

PUBLICIDADE
Exit mobile version