Carreta perde freio e interdita acesso para a Cidade Alta
Acidente aconteceu no final da manhã desta sexta na via de acesso ao lado do Independência Shopping
Uma carreta que transportava 20 toneladas de manta de asfalto causou transtornos ao trânsito da região Sul no final da manhã desta sexta-feira (26). O veículo, com placa de Barra do Piraí (RJ), trafegava pela Rua Doutor Luiz Gonzaga de Araújo Evangelista, que interliga os bairros Estrela Sul, Cascatinha e São Mateus, quando perdeu o freio e atingiu outros três carros de passeio. Nenhuma pessoa ficou ferida. A via entre a rotatória que dá acesso ao Independência Shopping e à Avenida Itamar Franco ficou interditada por seis horas e trinta minutos. Com auxílio de um guindaste, o veículo foi retirado às 17h30. Durante os trabalhos, o trecho apresentou congestionamento nas vias do entorno.
Conforme informações da Polícia Militar, o condutor da carreta, de 56 anos, disse não conhecer a cidade e confiou no GPS para acessar o Bairro Santa Luzia. O trajeto indicado pelo aparelho apontava a Doutor Luiz Gonzaga de Araújo Evangelista. O motorista seguiu lentamente com a carreta até o cruzamento com a Avenida Itamar Franco quando, por volta das 11h, percebeu que o veículo não tinha mais força para subir. Para evitar o tombamento, ele segurou a carreta com o freio, mas, em virtude do peso da carga, não foi possível evitar que ela descesse. Foi então que ela atingiu três outros carros, todos com placa de Juiz de Fora. A carreta ficou travada em zigue-zague na pista e escorada com placas de concreto.
A PM isolou o trecho para evitar o tráfego de outros veículos e de pedestres, pois os envolvidos estavam instáveis e sob o risco de se deslocarem. Agentes da Settra estiveram no local fazendo os levantamentos para realizar a retirada da carreta. Motoristas foram orientados a realizar o retorno pela rotatória do shopping ou seguir pela Avenida Itamar Franco. A Tribuna verificou que na via não há placas que proíbam o trânsito de veículos pesados. A única restrição é a de altura: cinco metros, em razão da passarela do Hospital Monte Sinai. A pasta foi questionada pela reportagem e, em nota, afirmou que não há restrição quanto ao limite de carga no trecho.
Mais cedo, uma outra carreta também complicou o trânsito na Alameda Ilva Mello Reis, corredor de tráfego que liga os bairros Retiro e Santo Antônio. O veículo tombou na via e só foi retirado do local por volta das 18h.