Site icon Tribuna de Minas

Alça do Viaduto Augusto Franco não tem data para ser inaugurada

PUBLICIDADE
Alça do viaduto está quase concluída (Foto: Olavo Prazeres)

Apesar dos avanços recentes nas obras da alça do Viaduto Augusto Franco, no Centro de Juiz de Fora, ainda não há data definida para a liberação do novo trecho ao tráfego de veículos e pedestres. Na manhã desta sexta-feira (26), o secretário de Obras, Amaury Couri, visitou o local, onde ainda faltam ser realizadas as sinalizações horizontal e vertical, além da urbanização do entorno. Segundo a assessoria da pasta, a vistoria é de rotina, mas a secretaria já está em conversa com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), responsável pelos recursos, para marcar o dia da inauguração. A data a ser escolhida também depende da agenda do prefeito Antônio Almas (PSDB).

Há um mês, a Tribuna mostrou que o novo traçado já havia recebido asfalto e iluminação led, tecnologia usada pela primeira vez em via pública da cidade. Com a alça do Viaduto Augusto Franco em funcionamento, motoristas e pedestres poderão encurtar o trajeto da Avenida Brasil para a Avenida Francisco Bernardino. Atualmente, há necessidade de cruzar todo o elevado, fazer o contorno pela Praça Antônio Carlos e acessar a Travessa Doutor Prisco para concluir o percurso.

PUBLICIDADE

Os trabalhos ainda estão concentrados na pista da Rua Ângelo Falci, que desemboca na Francisco Bernardino e vai receber o fluxo da alça. A expectativa do projeto é desafogar importantes corredores de tráfego, como a Avenida Itamar Franco. Apenas no entorno da Praça Antônio Carlos o trânsito seria reduzido em 30%.

Ônibus urbanos

A conclusão da alça do elevado também deverá reduzir a quantidade de ônibus urbanos que transitam pela Avenida Getúlio Vargas. Segundo estudo da Settra, parte das 170 linhas que circula pela via saturada pode mudar o itinerário, seguindo para o Centro a partir da Avenida Brasil, passando pelo novo traçado até a Francisco Bernardino. A mudança impactaria positivamente inclusive a Avenida Rio Branco.

PUBLICIDADE

Outro projeto de mobilidade urbana para aliviar o tráfego na região central é a obra do Viaduto Engenheiro Renato José Abramo, no Bairro Santa Teresa, Zona Sudeste. O elevado ligará a Avenida Brasil à Conexão Sul (via de acesso ao Bairro Bom Pastor), viabilizando mais uma rota direta entre as regiões Norte e Sul.

Exit mobile version