Em breve, motoristas e pedestres poderão encurtar o trajeto da Avenida Brasil para a Avenida Francisco Bernardino pela alça do Viaduto Augusto Franco, no Centro. Atualmente, ainda há necessidade de cruzar todo o elevado, fazer o contorno pela Praça Antônio Carlos e acessar a Travessa Doutor Prisco para concluir o percurso. O novo traçado, em fase final de construção, recebeu asfalto e já conta com iluminação led, tecnologia usada pela primeira vez em via pública da cidade e que passará a ser implementada nos próximos projetos. As lâmpadas de 150 watts chegaram a ser testadas na noite da última segunda-feira (24).
As obras da alça estão em fase final, mas a data de liberação do trecho para tráfego ainda não foi informada pela Prefeitura. Na manhã desta quarta-feira (26), máquinas trabalhavam no recapeamento da pista da Rua Ângelo Falci, que desemboca na Francisco Bernardino e vai receber o fluxo da alça. Ainda faltam as sinalizações horizontal e vertical, além de “pequenos acabamentos que visam, entre outras coisas, a valorizar a região”, conforme informou a Prefeitura.
Além de simplificar o trajeto para motoristas, a expectativa do projeto é desafogar o trânsito de importantes corredores de tráfego centrais, como a Avenida Itamar Franco. Só no entorno da Praça Antônio Carlos, o fluxo seria reduzido em 30%. Matéria publicada pela Tribuna dia 25 de maio mostrou que a conclusão da alça do Viaduto Augusto Franco deverá reduzir, inclusive, o número de ônibus urbanos que circulam pela saturada Avenida Getúlio Vargas. Estudo da Settra aponta que parte das 170 linhas que atualmente circulam pela Getúlio podem mudar o itinerário, seguindo em direção ao Centro a partir da Avenida Brasil, passando pela alça até alcançar a Francisco Bernardino.
A possível redução do número de coletivos na Getúlio Vargas também poderá impactar positivamente outras vias, entre elas a Avenida Rio Branco. Isso porque alguns trajetos em direção ao Centro seriam feitos pela Avenida Brasil, com planejadas faixas exclusivas para o transporte público desde a Rua Marechal Setembrino de Carvalho até a Halfeld.
Mudança também para pedestres
Com a intervenção no Viaduto Augusto Franco, a passarela para pedestres ao lado da pista sentido Avenida Brasil/Avenida Itamar Franco foi interditada temporariamente. A estrutura também passará a fazer a ligação da Brasil até a Francisco Bernardino, seguindo paralelamente ao mesmo traçado destinado aos veículos. No entanto, o gradil colocado no início do trajeto, próximo à Brasil, para impedir o acesso de pedestres, foi encontrado aberto pela reportagem. Diante da situação, algumas pessoas acabaram acessando o local, mas quando chegaram no entroncamento com a alça foram surpreendidas pela interdição. Elas acabaram pulando a mureta de proteção, atravessaram a pista que ainda será inaugurada e novamente ultrapassaram a estrutura de alvenaria para seguir até a Itamar.
Já os pedestres que seguem pela passarela oposta, ao lado da pista Itamar Franco/Brasil, não encontram problemas. A assessoria da Secretaria de Obras informou que vai reforçar a interdição. Entretanto, mesmo após a conclusão dos trabalhos, as pessoas que desejarem transitar entre as avenidas Brasil e Itamar Franco pelo viaduto deverão usar a outra passarela, pois a que vai dar acesso à alça será a ligação para os pedestres entre as avenidas Brasil e Francisco Bernardino.
Nova rota entre zonas Norte e Sul
Dentro dos projetos de mobilidade urbana executados pela Prefeitura está a obra do Viaduto Engenheiro Renato José Abramo, no Bairro Santa Teresa, na Zona Sudeste. A construção ligará a Avenida Brasil à Conexão Sul (via de acesso ao Bairro Bom Pastor) e possibilitará mais uma rota entre as regiões Norte e Sul sem a necessidade de trafegar pelo Centro.
Conforme a Prefeitura, no próximo dia 10 será licitada a obra do Viaduto dos Três Poderes, que vai conectar a Avenida Francisco Bernardino à Ponte Wilson Coury Jabour Jr, na Brasil.