Atualizada às 14h40
O Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) vai oferecer 120 consultas nas áreas de endocrinologia, odontologia e nutrição clínica na próxima quarta-feira (31). Além das consultas, serão realizadas atividades de conscientização sobre o uso racional de medicamentos, o combate ao tabagismo e serão prestados esclarecimentos sobre diabetes e a fibrose cística. Também serão realizados exames de suor, que podem identificar esta doença.
As consultas são destinadas aos pacientes já cadastrados no HU que ainda não foram atendidos, por conta da demanda reprimida. As ações fazem parte do 2º Mutirão Nacional da Rede de Hospitais da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), administradora do HU. Em Juiz de Fora, 92 integrantes do hospital estarão envolvidos com as atividades. Os pacientes que forem atendidos na unidade no mesmo dia do mutirão também receberão orientações dos médicos residentes.
Ao todo, 39 hospitais devem participar do mutirão, que tem como objetivo reduzir as demandas reprimidas nos hospitais e na rede do Sistema Único. A expectativa é que sejam realizados 8 mil procedimentos em todas as regiões da país, o dobro da quantidade realizada na primeira edição. As unidades oferecerão cirurgias, exames, consultas e ações educativas.