Site icon Tribuna de Minas

Familiares relatam demora para vacinação de idosos acamados

Comercializar doses é crime e traz riscos à saúde (Crédito: Tânia Rego/Agência Brasil)

PUBLICIDADE

Desde a semana passada, idosos com 90 anos ou mais que vivem acamados estão sendo imunizados contra a Covid-19 em Juiz de Fora. De acordo com a Secretaria de Saúde, as equipes de imunização da Subsecretaria de Vigilância em Saúde estão agendando e realizando a vacinação em idosos pré-cadastrados e que residem em áreas sem Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência. Nas áreas com unidade de referência, o processo também já teve início e, até o momento, tem sido feito por sete UBSs da cidade. Apesar disso, a Tribuna tem recebido relatos de familiares de idosos nesta situação que ainda não foram vacinados e que não teriam sido informados sobre uma data para a imunização, além de dificuldades para agendar a aplicação da dose, visto que é feita de forma on-line.

Um desses relatos é do morador do Bairro Quintas da Avenida, Zona Nordeste, Ivan Ribas. De acordo com ele, sua sogra Rita Pinto de Menon, de 105 anos e acamada, ainda não recebeu a vacina contra a Covid-19. “Eu fiz o pré-cadastro dela no dia 10 de fevereiro, mas até o momento não tivemos retorno de quando ela será vacinada”, narrou à Tribuna. Ainda segundo Ivan, após contato com a Secretaria de Saúde, ele foi informado de que a UBSs Nossa Senhora das Graças será responsável pelo atendimento de idosos acamados no Quintas da Avenida. “Eu fui então até à UBS em busca de uma resposta, mas também não souberam me informar de quando minha sogra será vacinada.”

PUBLICIDADE

A Tribuna questionou a secretaria sobre a situação, e, em nota, a pasta explicou que a vacinação deste público está sendo feita “em meio às atividades normais das unidades, o que vem tornando mais lenta a imunização dos idosos acamados. Esta vacinação é mais demorada em função dos profissionais de saúde terem que se dirigir as residências de cada um dos mais de 700 cadastrados”, informa o texto. Ainda segundo a PJF, o nome da sogra de Ivan já consta em lista enviada à UBS Nossa Senhora das Graças.

Na semana passada, a Tribuna também recebeu alguns relatos de familiares de pessoas idosas acamadas que não estariam conseguindo agendar a vacinação por telefone. Procurada pelo jornal na ocasião, a pasta municipal esclareceu que o pré-cadastramento deve ser feito on-line, por meio do formulário disponibilizado no site da Prefeitura, pelo endereço www.pjf.mg.gov.br. Em reunião com o Conselho Municipal de Saúde nesta quinta, representantes da Secretaria de Saúde informaram que as UBSs foram orientadas a ajudar pessoas que não têm acesso à internet a preencherem o formulário de pré-cadastro para vacinação.

PUBLICIDADE

Comissão quer ampliação dos locais de vacinação

Na última terça-feira (23), a Secretaria de Saúde apresentou um panorama da vacinação e do atual momento da pandemia na cidade à Comissão de Saúde da Câmara Municipal, e informou que as vacinas estão sendo aplicadas em unidades nos bairros Benfica, Vila Ideal, Borboleta, Nossa Senhora das Graças, Nossa Senhora Aparecida, Santa Luzia e São Pedro, além do Departamento do Idoso e do drive-thru realizado na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Diante disso, conforme o Legislativo, os parlamentares salientaram a necessidade da descentralização da vacinação para que sejam atendidas comunidades mais distantes. Entre as sugestões de locais para a vacinação dadas pelos membros da comissão, estão a Regional Leste, pela localização estratégica que recebe ônibus de toda a região e os equipamentos públicos da própria PJF, que poderiam servir como pontos provisórios para a vacinação.

PUBLICIDADE
Exit mobile version