Um vídeo da câmera de segurança de um estabelecimento localizado na Avenida Ibitiguaia, no Bairro Santa Luzia, Zona Sul de Juiz de Fora, divulgado nas redes sociais, mostra a velocidade em que a água subiu no alagamento registrado no bairro na última terça-feira (24). Nas imagens, compartilhadas pelo proprietário do estabelecimento, Lucas Mendes Vale Juliani, é possível ver que, em cerca de dez minutos, o nível da água aumenta e começa a invadir a loja.
O vídeo mostra a rapidez com que a água enche a rua. No inicio, às 15h40, Lucas e funcionários começam a alertar motoristas e vizinhos que a situação sairia de controle. Cinco minutos depois, a calçada do estabelecimento já aparece alagada. Ao todo, em cerca de 12 minutos, a água chega à porta do estabelecimento. Por outro lado, de acordo com o comerciante, a água de enchente demorou mais de uma hora para baixar.
Lucas, que postou o vídeo no Instagram do estabelecimento, conta que resolveu publicar as imagens para mostrar que a velocidade da água deixa os atingidos de mãos atadas. “Não dá tempo de fazer nada”, diz o lojista.
De acordo com Lucas, diferente das outras vezes, a água atravessou os dois lados da avenida nesta terça-feira, e encheu mais do que o normal. Isto porque a situação de enchentes no bairro é recorrente. Em 2021, houve perdas tanto para lojistas quanto para moradores.
À Tribuna, Lucas desabafou e pediu que o Poder Público tome providências, pois, para ele, nenhuma solução concreta vem sendo apresentada. “Não sabemos se ficamos felizes com uma possível obra ou tristes, pois se ela acontecer de forma arbitrária, o comércio sofrerá muito. Se ela não acontecer, o desespero continua em cada chuva”, disse o comerciante.