Site icon Tribuna de Minas

Obras na alça do viaduto Augusto Franco avançam

A previsão é que a construção da alça do Viaduto Augusto Franco seja finalizada no início de 2019 (Foto: Olavo Prazeres)

PUBLICIDADE
Quatro das seis torres dos pilares de sustentação previstas já foram concretadas (Foto: Olavo Prazeres)

A construção da alça do Viaduto Augusto Franco, elevado entre a Avenida Brasil e a Praça Antônio Carlos, na região central da cidade, teve mais um avanço essa semana. As estacas e os blocos de fundação foram concluídos, e a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) está instalando as torres dos pilares, tendo já concretado quatro dos seis previstos. De acordo com a Secretaria de Obras (SO), a previsão é que essa fase seja finalizada no próximo mês.

A estrutura metálica para início da concretagem da pista de rolamento também deve chegar ainda em novembro. Por conta das intervenções, a SO orienta que os motoristas que trafegam pela Rua Ângelo Falci redobrem a atenção e, inclusive, procurem evitar o trecho durante as obras, já que a via encontra-se em meia pista.

PUBLICIDADE

A proposta do novo traçado é permitir acesso direto dos veículos que vêm da Avenida Brasil à Avenida Francisco Bernardino, em direção à Praça da Estação. Assim, as retenções em outros corredores de tráfego importantes, como as avenidas Itamar Franco e Getúlio Vargas podem ser reduzidas. Atualmente, para esse acesso, é necessário subir o Viaduto Augusto Franco, passar pela Praça Antônio Carlos e, em seguida, pela Travessa Doutor Prisco, para então chegar à Avenida Francisco Bernardino.

As intervenções são custeadas com recursos do Ministério dos Transportes, por meio de um convênio com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit), e contrapartida da Prefeitura, compondo o conjunto de obras viárias anunciadas ainda em 2012, cujo propósito é diminuir os impactos da malha urbana com a linha férrea. Além da alça do viaduto, somam-se aos trabalhos três pontes sobre o Rio Paraibuna, já concluídas, além do Viaduto Engenheiro Renato José Abramo, na altura do Clube Tupynambás, em andamento. A previsão é que a construção da alça do Viaduto Augusto Franco seja finalizada no início de 2019.

PUBLICIDADE
Exit mobile version