Uma falha no Sistema Nacional de Marcação de Consultas tem prejudicado os juiz-foranos que dependem do procedimento para serem encaminhados aos profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo o porteiro Jefferson Moreira de Carvalho, o problema tem ocorrido desde a última sexta-feira (21), quando ele foi até Regional Leste para agendar uma consulta e foi informado sobre a instabilidade do sistema. O fato estaria impossibilitando as marcações. No início da tarde desta terça-feira (25), o porteiro fez nova tentativa. Contudo, o sistema não havia sido regularizado.
Procurada pela Tribuna, a Secretaria de Saúde informou, por meio de nota encaminhada pela assessoria de comunicação, que o sistema, cuja responsabilidade é do Ministério da Saúde, vem apresentando problemas desde a semana passada. No entanto, de acordo com a pasta, o sistema não está inoperante, mas passa por instabilidade.
A nota comunica, ainda, que o Ministério da Saúde já informou que vem buscando solução. No entanto, o órgão ainda não estipulou um prazo para que o problema seja resolvido. “Enquanto isto, a Secretaria de Saúde pede a compreensão da população. Cartazes foram distribuídos nos locais de agendamentos de consultas e exames para informar os usuários”, informa o texto.
A reportagem entrou em contato com o Ministério da Saúde e demandou mais informações sobre a situação. Entretanto, até o fechamento desta edição, o órgão ainda não havia respondido.