Site icon Tribuna de Minas

Defesa Civil e órgãos parceiros realizam blitz educativa no São Pedro

PUBLICIDADE
Foto: Leonardo Costa

A Defesa Civil de Juiz de Fora coordenou uma blitz educativa na Rua José Lourenço Kelmer, no Bairro São Pedro, Zona Oeste da cidade, na manhã desta terça-feira (25). Além do órgão, estavam presentes representantes da Associação de Voluntários da Defesa Civil (Avadec), Defesa Civil Estadual, Secretaria de Meio Ambiente, Corpo de Bombeiros, Samu, Polícia Militar, Cesama, Secretaria de Saúde (setor de Zoonoses), Receita Estadual e MRS Logística.

Segundo o gerente do Departamento de Operações Técnicas da Defesa Civil, Walter de Melo, a operação teve como objetivo a conscientização da população para ações preventivas. “Essa época de estiagem é a que nós temos menos atividades de socorro, então a Defesa Civil está toda voltada para a prevenção. A blitz educativa é uma das formas de a nossa equipe levar instruções e conhecimento à população sobre prevenção de toda situação que possa oferecer risco.”

PUBLICIDADE

Walter ainda esclareceu que a Defesa Civil buscou conscientizar sobre desmoronamento, alagamento e inundação. Os parceiros também atuaram de forma preventiva. O Corpo de Bombeiros reforçou os cuidados para evitar acidentes domésticos e incêndios, a Cesama esclareceu sobre processos de tratamento de água e esgoto e captação pluvial, e a Polícia Militar realizou trabalho de conscientização sobre segurança no trânsito. Já o setor de Zoonoses realizou ação de prevenção à dengue, e a Receita Estadual orientou a população sobre a importância dos tributos e informou sobre o Plano de Regularização de Créditos Tributários, que prevê anistia de 100% nas multas e nos juros para o pagamento à vista do IPVA e da taxa de licenciamento anual, de 2012 a 2016.

O gerente do Departamento de Operações Técnicas da Defesa Civil informou que a blitz educativa é uma ação tradicional, que recentemente ganhou o apoio dos órgãos parceiros. As ações são realizadas mensalmente, e a próxima será realizada no Bairro Três Moinhos, ainda sem data confirmada. Walter explica que os bairros são escolhidos de acordo com o número de ocorrências das regiões. “A prioridade são as áreas que trabalhamos mais durante os períodos de adversidade.”

PUBLICIDADE
Exit mobile version