Site icon Tribuna de Minas

Juiz de Fora inicia pré-cadastro de vacinação para pessoas acima de 18 anos

PUBLICIDADE

Os juiz-foranos com 18 anos ou mais, que não possuem comorbidades, poderão realizar o pré-cadastro para a vacinação contra a Covid-19 partir das 18h desta sexta-feira (25) pelo site da Prefeitura de Juiz de Fora. A informação foi dada pela secretária municipal de Saúde, Ana Pimentel, durante entrevista para a rádio Transamérica Juiz de Fora (91,3 FM) no início da tarde.

Com a realização do pré-cadastro dessa parcela da população, o município irá desenvolver os novos calendários de vacinação por idade, que devem ser divulgados na próxima semana. “Queremos avançar na imunização por idade, que é democrática e considera todos os trabalhadores, inclusive os informais”, explicou a secretária.

PUBLICIDADE

Até o dia 10 de julho, as pessoas com 40 anos ou mais seguem como público-alvo da campanha. “A vacinação por idade é cumulativa e contínua. Quem perdeu a data da vacina e está na faixa etária indicada pode ir até um dos locais de aplicação a qualquer momento.”

Grupos ininterruptos

Ana reforçou que gestantes e lactantes também estão sendo vacinadas de forma ininterrupta. A partir da próxima semana, o mesmo acontecerá com pessoas com comorbidades, que poderão ser imunizadas sem a necessidade de aguardar os calendários de “repescagem”.

PUBLICIDADE

Cidade receberá doses da Janssen

Ana Pimentel confirmou que Juiz de Fora receberá doses da vacina Janssen, que possibilita a imunização contra a Covid-19 de forma mais rápida, exigindo apenas uma aplicação. No entanto, o Estado ainda não informou o quantitativo do lote que será repassado à cidade.

Outra possibilidade em vista é o recebimento da vacina russa Sputnik. Nesta sexta-feira (25), o Governo de Minas Gerais solicitou à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorização para a importação excepcional de doses da vacina russa. “A conduta da secretaria estadual de Saúde tem sido de capilarizar os imunizantes. A gente acredita que confirmando essa importação, Juiz de Fora possa receber, sim, doses da Sputnik”, avaliou.

PUBLICIDADE

Cirurgias eletivas retornam na próxima semana

Durante a entrevista, além do panorama da vacinação na cidade, a secretária municipal de Saúde falou sobre o retorno da realização de cirurgias eletivas pelo SUS. “Os procedimentos estavam suspensos por decisão do Estado em decorrência da falta de medicamentos e da precaução para evitar a contaminação cruzada pela Covid-19”, esclareceu. “A partir da próxima semana, faremos os contatos com os pacientes para retomar essas cirurgias.”

Ela também falou sobre o diálogo estabelecido com o Governo de Minas, por meio do secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti. Em reunião realizada essa semana, foi firmada parceria entre o município e o estado para o recebimento de verba para a resolução das cirurgias pediátricas.

PUBLICIDADE

Também foi agendada reunião, em julho, para discutir uma nova configuração da rede hospitalar de Juiz de Fora. De acordo com Ana Pimentel, após o próximo encontro, novos detalhes serão divulgados.

Exit mobile version