A primeira onda de frio do outono deve atingir a região ainda esta semana. Desta forma, Juiz de Fora pode ter dias chuvosos, acompanhados de queda significativa nos registros dos termômetros. A frente fria deve alcançar Minas Gerais a partir de quarta-feira (27), sendo que atualmente se desloca pelos estados do Rio Grande do Sul, Paraná e parte de São Paulo. Chuvas são esperadas até o sábado (30), enquanto que o frio, consequência da aproximação de uma massa de ar polar, deverá ser observado a partir de domingo (1º de maio). O mês de abril na cidade, por enquanto, é o mais seco desde 2001, e a estiagem completou 23 dias ontem.
De acordo com dados históricos do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o acumulado de precipitações este mês no município está em 19,2 milímetros, o que corresponde a 17,9% do previsto, que são 107,1 milímetros. Nos últimos 15 anos, o maior acumulado foi observado em 2011, com 150 milímetros, e o menor em 2001, com apenas três milímetros. Apesar da possibilidade de pancadas de chuvas até o fim da semana, as precipitações não deverão ser suficientes para atingir a média histórica do período. Conforme o departamento de previsão do tempo da Cemig, a soma das próximas chuvas deverá ser inferior a 30 milímetros.
Nesta terça-feira (26) o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec) prevê mínima de 19 e máxima de 27 graus. Na quarta a oscilação deverá ficar entre 17 e 25 graus. Até o domingo, os índices continuarão em declínio, e poderão chegar a ficar entre 11 graus, de mínima, e 20 graus, de máxima.
Quer ter a sua foto do tempo publicada na Tribuna? Faça seu registro, publique a imagem no Facebook ou Instagram usando as hashtags #amanheceremjf ou #entardeceremjf. As mais bonitas e criativas podem aparecer no nosso site e redes sociais.