A matinê de vacinação, promovida pela Secretaria de Saúde da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), irá acontecer neste sábado (26) no Sport Club. O objetivo é imunizar todos os públicos com a vacina contra a Covid-19, no período de 8h às 13h. A ação contará com atrações para divertir a criançada.
Entre as atividades estão pula pula, tobogã inflável, cama elástica, piscina de bolinhas, balão e outras brincadeiras direcionadas para o público infantil. De acordo com a secretária de Governo, Cidinha Louzada, o objetivo é usar o momento de folia e brincadeiras para atrair o público infantil para vacinar. “Estamos querendo fazer um chamamento aos pais/responsáveis, que ainda não levaram os filhos para vacinar neste sábado de carnaval”, convoca a PJF em nota divulgada nesta sexta-feira (25).
As crianças que forem se vacinar contra o coronavírus não podem ter recebido outra vacina nos últimos 15 dias e não deverão receber outro imunizante nos 15 dias posteriores ao recebimento da primeira dose da vacina Pfizer infantil contra o coronavírus. Além disso, a recomendação dos órgãos competentes também é a de que a criança fique de 5 a 20 minutos no local após a vacinação, para ser observado casos de possíveis reações.
Vale destacar que o intervalo entre a primeira e segunda aplicação da Covid-19 em crianças, inicialmente, será de oito semanas, com a Pfizer e de 28 dias com a Coronovac. A SS reforça o pedido para os pais/responsáveis levarem impresso a ficha de vacinação, que está disponível no site da PJF.
Orientações para os adultos
Além disso, a Secretaria de Saúde também reforçou a importância do recebimento da dose de reforço e pediu para que todos aqueles que receberam a 2ª dose há pelo menos quatro meses procurem um posto de vacinação para aumentar sua proteção contra o vírus.
As segundas doses dos imunizantes AstraZeneca, Coronavac, Janssen e Pfizer, além das vacinas de reforço, são disponibilizadas de forma contínua. Já a 2ª dose da Janssen é destinada a todos aqueles que tomaram a primeira dose desse imunizante em 23 de outubro ou antes. O intervalo entre 1ª e 2ª aplicação da AstraZeneca é de oito semanas; da Coronavac é de 28 dias; e da Pfizer, de 21 dias. O intervalo da 2ª dose para a aplicação da vacina de reforço é de quatro meses.
Documentação necessária
As pessoas que comparecerem para receber a primeira dose da vacina devem apresentar originais e cópias de documento de identificação com foto (como documento de identidade (RG) ou carteira de motorista) e o CPF, caso o número do mesmo não conste na identidade, além da ficha de vacinação impressa e preenchida. Os pré-adolescentes e adolescentes que não tiverem o documento de identidade, podem apresentar a certidão de nascimento.
Já os que vão receber a D2 ou a dose de reforço precisam apresentar apenas a ficha de vacinação, o cartão de vacina e um documento de identificação com foto, enquanto os imunossuprimidos, além destes documentos, devem apresentar um laudo ou atestado médico datado de, no máximo, 12 meses, comprovando a condição. Este público pode buscar pela dose de reforço a partir de 28 dias do recebimento da 2ª dose. Não é necessária a apresentação de comprovante de residência.
Segundas doses (adultos)
As doses de reforço são destinadas às pessoas a partir de 18 anos que receberam a segunda há quatro meses, levando em consideração os seguintes critérios:
- AstraZeneca – A aplicação da segunda dose de AstraZeneca segue a data descrita no cartão de vacina. Portanto, recebem a D2 todos aqueles com retorno agendado para o dia 26 de fevereiro ou data anterior.
- Coronavac – A aplicação da segunda dose do imunizante Coronavac segue a data descrita no cartão de vacina. Recebem a D2 todos aqueles com retorno agendado para o dia 26 de fevereiro ou data anterior.
- Janssen – As segundas doses do imunizante Janssen são destinadas às pessoas que receberam a primeira dose desta vacina no dia 23 de outubro ou data anterior.
- Pfizer – Quem recebeu a primeira dose da Pfizer no dia 5 de fevereiro ou antes.