Três mulheres e um jovem, com idades entre 17 e 20 anos, foram assaltados dentro do Campus da UFJF e na saída pelo Pórtico Sul entre o fim da noite do último sábado e o início da madrugada deste domingo (23), após o término do evento Som Aberto. Segundo informações do boletim de ocorrência registrado pela Polícia Militar, as vítimas compareceram ao posto policial do Bairro São Mateus e relataram que, depois do show, foram abordadas por diversos criminosos que anunciaram o roubo.
Uma jovem, 20, e um rapaz, 19, contaram que estavam na companhia de outros amigos quando foram rendidos por cinco assaltantes, os quais desceram pelo escadão de acesso ao Bairro Dom Bosco, próximo à sede do Corpo de Bombeiros no campus. Segundo a mulher, um dos bandidos estaria portando uma arma de fogo e, mediante grave ameaça, roubou seu celular. Já o colega dela teve seu documento de identidade levado.
Ainda no interior da universidade, outra jovem, 19, foi surpreendida pelos mesmos ladrões e teve sua bolsa roubada. Posteriormente, uma adolescente, 17, descia a Avenida Itamar Franco e, quando passava próximo ao Monte Sinai, foi cercada por nove criminosos, um deles armado com pedra na mão. Também sob ameaças, o bando exigiu os pertences da vítima e roubou seu celular. A pedestre ainda visualizou outro integrante do grupo armado, possivelmente com revólver. Os assaltantes teriam fugido pelo mesmo escadão.
Viaturas da PM realizaram buscas naquela região, mas nenhum suspeito foi localizado.
Furto
Também no início da madrugada de domingo, outra mulher, 18, registrou boletim de ocorrência na 99ª Companhia da PM, no São Pedro, relatando ter sido furtada no interior do Campus da UFJF durante o Som Aberto. Ela disse aos militares que estava no evento, em meio a uma aglomeração de pessoas, quando percebeu a falta de seu celular, cartão de ônibus e documentos. Os materiais estavam dentro de sua bolsa. Policiais chegaram a fazer buscas, mas ninguém foi preso.
De acordo com a assessoria da UFJF, apesar das ocorrências registradas pela PM, a equipe de vigilância da universidade só foi comunicada sobre dois crimes durante o Som Aberto. Uma vítima de furto desistiu de registrar o delito, e outro pedestre roubado do lado de fora, próximo ao Pórtico Sul, retornou à UFJF para relatar o ocorrido.
Ainda conforme a assessoria, o evento transcorreu dentro da normalidade, mas a universidade está atenta e trabalha para diminuir essas ocorrências, para que as pessoas possam se divertir com tranquilidade.