PJF investiga variante de paciente com Covid-19 que chegou da Índia

Vigilância informou que foi realizada coleta de material para realização de sequenciamento genético e possível identificação da cepa do vírus que infectou homem


Por Carolina Leonel

24/05/2021 às 19h13

A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) confirmou que um homem, de idade não informada, que chegou da Índia a Juiz de Fora recentemente e está com Covid-19, passou por procedimentos de coleta de material biológico para verificar se ele pode ter sido infectado por uma variante do coronavírus. O Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde informou que foi notificado sobre o caso e afirmou que o paciente está isolado e sendo monitorado pelo setor.

De acordo com a pasta, foi realizada coleta de material, conforme os protocolos, para realização de sequenciamento genético e possível identificação de variantes do coronavírus. Ainda não há informações sobre o quadro de saúde do paciente.

PUBLICIDADE

O caso levanta preocupação sobre a possível presença da variante chamada de B.1.617, registrada pela primeira vez na Índia e que teve seu primeiro registro confirmado no Brasil no Maranhão, na última quinta-feira (20). O paciente contaminado é indiano e estava embarcado em um navio que veio para o Brasil e está ancorado na costa do Maranhão. Outros casos foram registrados no estado, e suspeitas pelo país seguem sendo monitoradas, conforme o Ministério da Saúde.

Em Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro, a Prefeitura local informou que segue investigando possíveis variantes em casos de paciente com a Covid-19. Um deles, de acordo com a o Município, é um trabalhador off-shore (embarcado) que também veio da Índia para a cidade.

Tópicos: coronavírus

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.