Site icon Tribuna de Minas

Número de usuários de ônibus em JF segue aumentando

PUBLICIDADE

Utilizados pela Prefeitura como forma de controle do fluxo de pessoas circulando em Juiz de Fora em meio à pandemia da Covid-19, dados do sistema de transporte coletivo urbano mostram que a tendência de redução do isolamento social, observada nos últimos dias, mantém trajetória ascendente. De acordo com dados do sistema obtidos pela Tribuna, o período de sete dias compreendido entre sábado, 11 de abril, e sexta-feira, 17 de abril, os ônibus registraram um total de 617.450 bilhetes utilizados, o maior montante computado nas últimas quatro semanas.

O crescimento tem sido constante nas últimas semanas. Entre os dias 7 (sábado) e 13 (sexta) de março, antes da publicação de decretos com medidas restritivas para fomentar o isolamento social, o número de usuários no transporte coletivo totalizaram 1.993.560 usuários. Com a edição do primeiro decreto municipal no dia 16 de março, que foi seguido de outros três publicados em dias subsequentes, o fluxo de passageiros caiu para 1.282.343 entre 14 e 20 de março – queda de 35,6% em relação ao período anterior. A menor circulação foi registrada entre 21 e 27 de março, quando foram computados 543.191 usuários no sistema, 72,8% passageiros a menos que o observado na semana que antecedeu a adoção das medidas restritivas.

PUBLICIDADE

A partir daí, pode-se observar uma tendência de crescimento. Foram 580.257 usuários entre 28 de março e 3 de abril e 584.145 entre 4 e 10 de abril. Como na semana passada, o número de passageiros chegou a 617.450, o percentual de redução no fluxo de pessoas no transporte coletivo urbano atingiu um índice de 69%, o mais alto registrado entre um sábado e uma sexta-feira desde o período abrangido entre os dias 14 e 20 de março.

Desde 16 de março, todavia, não houve flexibilização das medidas restritivas decretadas pela Prefeitura que resultaram na suspensão de aulas de rede públicas e proibição de realização de eventos, aglomerações e de uma série de atividades comerciais. No mesmo período, o Estado determinou restrições. De imediato, as ações tiveram efeito na redução do número de usuários dos ônibus do transporte público.

PUBLICIDADE
Exit mobile version