Site icon Tribuna de Minas

Após chuvas, árvores tombam sobre vias na Zona Sul

PUBLICIDADE
Árvore interditou parte da Rio Branco na altura do Bairro Bom Pastor

Atualizada às 17h41

Duas quedas de árvores foram registradas na Zona Sul da cidade na manhã desta terça-feira (23). Uma delas caiu na Avenida Rio Branco, na altura do Bairro Bom Pastor. A árvore do canteiro central tombou sobre a via, interditando parcialmente a pista em direção ao Centro, mas não houve feridos. Por volta das 11h, outra árvore despencou na Rua Doutor Luiz Antônio Vieira Pena, em frente ao número 431, no Bairro Mundo Novo, atingindo uma Parati que estava estacionada. Além do veículo, a vegetação também arrebentou a rede de telefonia. O trânsito no local ficou comprometido, e os coletivos tiveram que ser desviados para a Rua Acre. Em julho, outra estrutura cedeu na mesma rua, que dá acesso aos bairros Santa Luzia e Estrela Sul, atingindo também a fiação.

PUBLICIDADE

A queda de árvores em períodos chuvosos é recorrente em Juiz de Fora. No fim de setembro, durante a primeira chuva significativa do período, uma espécie despencou sobre um carro na Rua Henrique Dias, em Benfica, e interditou o trânsito. Por sorte não houve feridos.

Em outubro, a Tribuna mostrou, em matéria sobre o índice de áreas verdes na cidade, que a falta de equipamentos adequados para análise das espécies e a elevada demanda na Secretaria de Meio Ambiente (SMA) impossibilitam uma análise criteriosa da vegetação, que, muitas vezes, acaba por sucumbir, trazendo transtornos para o município.

PUBLICIDADE

 

Defesa Civil

PUBLICIDADE

As quedas de árvores não foram registradas pela Defesa Civil, que, por causa das precipitações, atendeu a cinco chamados na cidade, sem qualquer destaque. Ao todo, foram quatro ocorrências na Zona Leste e uma na Nordeste, sendo duas trincas em parede, no Bairu e Três Moinhos, um escorregamento de talude no Filgueiras, uma enxurrada no Grajaú e uma orientação técnica no Linhares.

Os bairros com maior concentração de chuvas em Juiz de Fora entre o início da noite de sexta e o fim da tarde desta terça-feira foram o Filgueiras, com 50 milímetros, Graminha, 44, e Ponte Preta, onde o pluviômetro detectou 38 milímetros.

PUBLICIDADE

Para esta véspera de Natal, o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec) prevê permanência das áreas de instabilidade na região. Por isso, pode chover com trovoadas a partir do fim da tarde, permanecendo até esta quinta. Nestes dois dias, os termômetros deverão oscilar entre 19 e 24 graus.

Exit mobile version