Site icon Tribuna de Minas

Cães e gatos são vacinados contra a raiva em mais de 100 postos

PUBLICIDADE
<
>
Enquanto fazia graça para a câmera, a gata Jujuba nem reparou a picada (Foto: Leonardo Costa)

Cães e gatos movimentaram Juiz de Fora neste sábado (23), marcado pela campanha de vacinação antirrábica animal, coordenada pelo setor de Zoonoses da Secretaria de Saúde da Prefeitura (PJF). O objetivo de imunizar contra o vírus da raiva caninos e felinos, a partir dos 3 meses de idade, que vivem na área urbana da cidade, é continuar garantindo a ausência de casos da doença nesses bichos, o que ocorre no município desde 1998, “devido às abrangentes campanhas de vacinação realizadas há vários anos consecutivos”.

Das 8h às 17h, cerca de cem pontos de aplicação da vacina foram estruturados nas áreas externas de todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), praças públicas, campos de futebol e centros comunitários. O técnico em enfermagem Carlos Adriano de Almeida, 44 anos, aproveitou a oportunidade e seguiu até o estande montado no Parque Halfeld para vacinar o rottweiler Billy, de apenas 8 meses. “Ele já havia tomado as vacinas necessárias no veterinário, mas esta é a primeira vez. Reagiu bem, brincou bastante.” Ele enfatizou a importância da vacinação para cuidar dos pets. “No meu caso, ele é amigo e companheiro.”

PUBLICIDADE

A cientista política e professora do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Christiane Jalles, 48, também escolheu o posto montado bem no coração da cidade para ir com o marido Marcelo, 46, e o filho Joaquim, 7, imunizar a gatinha Jujuba, de 3 anos. “A vacinação é um ato de amor e respeito com o animal e com os seres humanos. E a vacinação contra a raiva é mais uma amostra da importância de um sistema público e universal de saúde.”

A expectativa da PJF era vacinar mais de 50 mil animais neste sábado. Os responsáveis por caninos e felinos que não conseguiram levá-los na data devem entrar em contato com o Setor de Zoonoses, pelo telefone 3690-7030, e solicitar agendamento. “A vacinação antirrábica animal representa a ação mais importante na prevenção do aparecimento da doença. De acordo com as orientações do Ministério da Saúde (MS), a Secretaria Municipal de Saúde realiza a vacinação de cães e gatos, em função destes animais serem os principais transmissores da raiva para o ser humano, sendo recomendado aos proprietários de bovinos, equinos, caprinos, ovinos e suínos, que adquiram a vacina e realizem a vacinação de todos os seus animais, uma vez que a doença corresponde a uma patologia que é transmitida por mamíferos”, destacou a Prefeitura.

PUBLICIDADE

Por meio da assessoria, o médico veterinário e coordenador da Campanha de Vacinação Antirrábica Animal, José Geraldo de Castro Júnior, explicou que a raiva é uma zoonose causada por vírus e transmitida por mamíferos, principalmente cães e gatos, “cabendo destacar que a transmissão ao homem pode ocorrer através de equinos e bovinos, animais silvestres/morcegos, principalmente na Zona Rural”. Ainda segundo ele, a transmissão acontece através de mordeduras, arranhaduras e lambeduras de mucosas, em função do vírus estar presente na saliva dos animais contaminados. “Infelizmente, alguns proprietários de bovinos e equinos ainda não vacinam seus animais, permitindo que os mesmos fiquem expostos à circulação viral e ao aparecimento de casos clínicos.”

Em situações de mordidas ou arranhões de cães, gatos ou de outros animais possivelmente contaminados, as vítimas devem procurar o Hospital de Pronto Socorro (HPS), pois seu serviço de soroterapia é referência no tratamento antirrábico na região. No local, será avaliada a necessidade de aplicação de vacina e/ou soro antirrábico. Além da vacinação dos animais, esse procedimento é considerado pelos especialistas como outra importante ação na prevenção da doença.

PUBLICIDADE
Exit mobile version