Vereador questiona número de radares previsto para JF
Durante audiência pública, parlamentar defendeu que, ao invés de 30 novos pontos com aparelhos, cidade poderia contratar mais 50 agentes de trânsito
Com custo estimado em R$ 7 milhões, o processo licitatório para instalação de radares em 30 novos possíveis locais de Juiz de Fora foi alvo de discussão em audiência pública, realizada na noite de segunda-feira (22), na Câmara Municipal. De acordo com o vereador José Fiorilo (PTC), a implantação do sistema acarretaria, aos cofres públicos, um gasto maior do que a contratação de 50 novos agentes de transporte e trânsito. Solicitado pelo legislador, o encontro teve como objetivo debater a situação dos aprovados no concurso para agente de transporte e trânsito e para fiscal de posturas. Na reunião, decidiu-se instaurar uma comissão para acompanhar o quadro dos servidores, formada pelos vereadores Betão (PT) e Adriano Miranda (PHS), além de Fiorilo.
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De acordo com a lei municipal 11.553, o quadro da administração poderia contar com até 120 servidores atuando na fiscalização do trânsito. Conforme apontado por Fiorilo, a Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra) conta, atualmente, com 70 agentes. O investimento nos novos pontos com radares foi citado porque, segundo o vereador, a contratação de 50 novos servidores para completar os 120 previstos pela lei, em comparação com os equipamentos eletrônicos, traria uma economia de cerca de R$ 3 milhões. “A Prefeitura está contratando radares para fiscalizar a cidade e teria um gasto de R$ 7 milhões, aproximadamente. Se contratar esses 50 agentes, o gasto seria de, aproximadamente, R$ 4 milhões, então teria uma economia de, mais ou menos, R$ 3 milhões.”
Além disso, para o vereador, a atuação dos agentes é mais ampla do que a dos radares. Enquanto a fiscalização eletrônica observa velocidade, avanço de semáforo, parada sobre faixa de pedestres e uso indevido de faixa exclusiva, os agentes podem atuar em todas as infrações previstas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). “Nós sabemos que a Prefeitura está em dificuldade financeira e da necessidade de radares. Mas o agente de trânsito é importante para nossa cidade e tem uma atuação que vai além do radar. A Settra coloca que temos uma necessidade de conscientizar e educar a população para trânsito seguro. Radar não vai conscientizar ninguém, mas o agente faz isso com tranquilidade”, justifica Fiorilo.
Representando a Settra, o gerente do Departamento de Fiscalização, Paulo Peron, explicou que a pasta tem solicitado a ampliação do quadro da categoria à Secretaria de Administração e Recursos Humanos (SARH). “A Settra compreende o cenário adverso pelo qual passa não só o nosso município, mas todo o país, mas quero ressaltar que aguardamos as novas contratações, tão logo o cenário mude ou tenhamos uma outra solução para contratação de novos agentes.”
A audiência resultou na instauração de uma comissão para acompanhar o quadro dos agentes de trânsito e fiscais de posturas, proposta pelo vereador Betão. Além de Fiorilo, o vereador Adriano Miranda também se prontificou a participar do grupo.
Fiscais de posturas também sofrem com baixa de servidores
De acordo com a Secretaria de Atividades Urbanas (SAU), atualmente, o município conta com 62 fiscais de posturas. Do total, 13 atuam em cargos de gestão, e oito fiscais estão cedidos a outros órgãos ligados à Prefeitura. Os 41 fiscais restantes, com dois afastados no momento, estão distribuídos nas oito Regionais de Fiscalização. O vereador Fiorilo também questionou a baixa no quadro, afirmando serem necessários de 20 a 30 novos servidores para contribuir no trabalho de fiscalização. “Por exemplo, queixamos sempre que nossas leis não são cumpridas por falta de fiscalização, mas não tem fiscal para isso. A ideia não é nem multar ninguém, mas conscientizar”, explica. “Estamos colocando necessidade de a Prefeitura rever essas contratações, tanto dos fiscais de posturas, quanto de agentes de trânsito que nossa cidade necessita.”
A Associação dos Fiscais de Posturas Municipais também esteve na plenária e apresentou justificativas para ampliação do quadro por meio de seu presidente, José Maria de Almeida. “Uma cidade organizada não só dá tranquilidade à população que paga os impostos, mas, acima de tudo, gera investimento. Ninguém investe em uma cidade bagunçada e em uma cidade insegura. É preciso que haja mais contratação.” Para o servidor, a administração deveria pensar em outros meios para não depender de repasses federais e estaduais, principais causas das dificuldades financeiras do município. “É preciso que a Prefeitura melhore a arrecadação do ISS e IPTU, que faça sem paternalismo e sem politicagem. Assim, o município não vai depender tanto de repasses federais e estaduais e terá uma arrecadação razoável para pagar devidamente o servidor, que não pode ficar em segundo plano.”
Contratações
De acordo com Eduardo Landim, gerente do Departamento de Monitoramento Profissional da SARH, até esta segunda-feira, foram nomeados seis servidores para o cargo de agente de transporte e trânsito, porém, apenas três foram contratados. Para a função de fiscal de posturas, foi nomeado um, sendo o mesmo contratado. Além disso, as respectivas secretarias solicitaram à SARH nova contratação de mais dois agentes de transporte e quatro fiscais de posturas.
“Já foram adotadas as providências cabíveis para esses dois pedidos. Foi realizado impacto financeiro pelo Departamento de Remuneração e Pagamento de Pessoas da SARH, e encaminhado à Secretaria da Fazenda para análise, de acordo com o disposto na Lei de Responsabilidade Fiscal. Estamos aguardando retorno desse expediente com autorização para proceder com as nomeações, que devem ocorrer em breve.” O edital 03/2016 prevê a contratação de cinco agentes de transporte e trânsito e cinco fiscais de posturas, sendo uma vaga de cada categoria reservada para pessoas com deficiência.
Por meio de sua assessoria, a Settra informou que conta com 54 agentes atuando na fiscalização nas ruas da Juiz de Fora, além de mais três servidores no serviços internos no Departamento de Fiscalização de Transporte e Trânsito, três na Central de Operações dos Agentes, quatro no processamento e validação de multas eletrônicas, dois na Educação para o Trânsito, dois no Centro de Controle e Monitoramento e três que estão de licença, somando, no total, 71 agentes de trânsito. Sobre os radares, a pasta comunicou que “com os equipamentos, o agente de trânsito monitora 12 cruzamentos, com raio maior de visão, otimizando e ampliando, ao mesmo tempo, o trabalho da fiscalização. As câmeras proporcionaram um aumento na capacidade de fiscalizar e redução no número de infrações no trânsito”.
Tópicos: trânsito