Site icon Tribuna de Minas

Pesquisa Datatempo: Zema mantém chances de vitória no primeiro turno

PUBLICIDADE

O jornal O Tempo publicou, nesta terça-feira (23), uma nova rodada da pesquisa Datatempo sobre a disputa pelo Governo de Minas. Candidato à reeleição, o governador Romeu Zema (Novo) permanece na frente da corrida pelo Palácio da Liberdade e, segundo os números do instituto, mantém chance de vencer já no primeiro turno. No levantamento estimulado, quando são apresentados para os eleitores os nomes dos candidatos, Zema computou 46,2% e é seguido à distância pelo ex-prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil (PSD), que somou 21,6%.

Na sequência, apareceram o senador Carlos Viana (PL), com 3,4%; o ex-deputado federal Marcus Pestana (PSDB) e a professora Vanessa Portugal (PSTU), ambos com 1,2%; a fotógrafa Renata Regina (PCB), com 0,6%; a professora Lorene Figueiredo (PSOL) e o policial militar Paulo Tristão (PMB), ambos com 0,4%; a professora aposentada Lourdes Francisco (PCO), com 0,2%; e a ativista dos direitos humanos Indira Xavier (UP), com 0,1%.

PUBLICIDADE

Como a margem de erro da pesquisa é de 2,19 pontos percentuais para mais ou para menos, todos os oito candidatos estão tecnicamente empatados. Os indecisos somam 14,2% e 10,4% manifestaram a intenção de votar em branco ou nulo ou mesmo de não votar.

Uma das principais novidades da nova rodada da pesquisa Datatempo é que o governador Romeu Zema apareceu pela primeira vez à frente de Alexandre Kalil na pesquisa feita na região Metropolitana de Belo Horizonte. A vantagem, no entanto, é numérica, de apenas 0,4 pontos percentuais. Zema somou 38,3% contra 37,9% de Kalil. Assim, considerando a margem de erro, os dois candidatos estão tecnicamente empatados. Nas demais regiões do estado, Zema aparece à frente para além da margem de erro.

PUBLICIDADE

“A melhora na avaliação da administração de Zema constatada em julho pode ter impactado eleitores com preferência menos consolidada por outros candidatos. Outra variável é a percepção do eleitorado sobre a consolidação do governador em todo o Estado, gerando um movimento de voto útil entre aqueles que não têm preferência inicial clara”, avaliou Bruna Assis, analista do Datatempo, conforme divulgado pelo jornal O Tempo.

Segundo turno

O Datatempo também avaliou três cenários de segundo turno. Em uma possível disputa entre Zema e Kalil, uma vez mais o atual governador aparece em vantagem e tem 54,8% a 29% do ex-prefeito de Belo Horizonte. Contra o senador Carlos Viana a vantagem é ainda melhor e Zema tem 61,6% contra 15,2%. Em um eventual duelo entre Kalil e Viana, o ex-prefeito da capital soma 40,1% contra 20,8% do senador.

PUBLICIDADE

A pesquisa Datatempo foi contratada pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg). O levantamento foi realizado entre os dias 11 a 16 de agosto, com duas mil entrevistas domiciliares em todas as regiões do Estado. A margem de erro é de 2,19 pontos percentuais. O intervalo de confiança é de 95%. O estudo foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-03361/2022, e no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG), MG-01547/2022.

Exit mobile version