Site icon Tribuna de Minas

Paróquias celebram Lava-pés

PUBLICIDADE

A Missa dos Santos Óleos irá reunir todo o clero da Arquidiocese de Juiz de Fora na Catedral Metropolitana, às 9h desta quinta-feira (24). Nessa cerimônia que revive a Instituição da Eucaristia e do Sacerdócio Ministerial, os padres renovam seu compromisso como sacerdotes. Os óleos dos Catecúmenos (usados nos batizados) e dos Enfermos (usados na Unção dos doentes) são abençoados e o óleo do Crisma (usado no sacramento do Crisma) é consagrado.

As igrejas do município também realizam a Missa da Ceia do Senhor, onde ocorre o ato simbólico do lava-pés, que representa a conversão. “O Lava-pés é um momento em que Jesus mostra aos discípulos que, mesmo sendo o mestre, ele lava os pés do próximo, no sentido de quem cuida do irmão, que tem sensibilidade para as pessoas que precisam de ajuda. Além disso, na Ceia Eucarística, ele toma forma no pedaço de pão como alimento da nossa fé”, explica o pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, no Bairu, padre Tarcísio Monay.

PUBLICIDADE

Na Paróquia do Bairu, a celebração da missa se dará na parte da manhã, com Lava-pés, Instituição da Eucaristia e do Sacerdócio na Matriz, seguida de vigília e adoração até às 6h da Sexta-feira Santa. Na Igreja de São Sebastião, no Parque Halfeld, a missa terá início às 19h e a adoração será das 20h às 22h30. No Bom Pastor, Zona Sul, a missa também será realizada às 19h, com adoração até às 22h. Na Paróquia de São Mateus, no bairro homônimo, a missa será às 19h e a adoração segue até a meia-noite. Já na Catedral, no Centro, a Missa da Ceia do Senhor será realizada às 20h. Após, terá adoração ao Santíssimo Sacramento até às 23h. As confissões se darão das 14h30 às 17h.

Na Paróquia Nossa Senhora da Glória, no Morro da Glória, haverá celebração Eucarística dedicada à terceira idade, portadores de deficiência e enfermos, com unção dos enfermos, na Capela São Roque, às 16h, e o Lava-pés será realizado às 20h. Logo após, haverá traslado do Santíssimo Sacramento para o Salão Paroquial e Vigília da Paixão até às 6h da Sexta-feira Santa. Na Igreja Melquita, no Santa Helena, às 19h se dará início a Divina Liturgia da Ceia Mística, Lava-pés e Proclamação dos 12 Evangelhos.

PUBLICIDADE

 

PUBLICIDADE

 

Exit mobile version