Ao menos sete pessoas ficaram feridas e precisaram ser levadas ao HPS após acidente com um coletivo urbano em Juiz de Fora na manhã desta quinta-feira (23). De acordo com informações reveladas pela própria empresa de ônibus e relatos do motorista à Polícia Militar (PM), o veículo chocou-se contra um barranco na estrada de Torreões, no início da manhã, após o condutor passar sobre um buraco na via.
Conforme a ocorrência registrada pela PM, além do condutor e do cobrador, o coletivo levava 12 passageiros de idades entre 26 e 64 anos. À corporação, o motorista, de 32 anos, relatou que teria tentado desviar de um buraco no pavimento, entretanto, atingiu a roda dianteira em outra erosão próxima. Isso teria danificado o pneu e levado o condutor a perder o controle do veículo, atingindo o barranco em seguida.
Ainda segundo relato, todos os passageiros estavam sentados no momento da colisão, sendo que alguns caíram no interior do veículo no momento do acidente. O Samu foi acionado para atendimento das vítimas e, conforme o serviço de urgência, três ambulâncias foram empenhadas, sendo uma de Juiz de Fora, uma de Rio Preto e outra de Matias Barbosa. Nenhuma vítima está em estado grave.
De acordo com a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), todas as sete vítimas atendidas no HPS foram liberadas. Apenas uma pessoa ficou em avaliação, com o quadro considerado estável, mas foi liberada ao fim da tarde.
No registro policial, alguns passageiros informaram que buscariam atendimento médico por conta própria. Conforme a PM, o motorista sofreu uma contusão na mão direita, tendo sido medicado pelos profissionais do Samu. Já o cobrador, de idade não informada, sentia dores nas costas e no pescoço, possivelmente provocadas pelo impacto do acidente. Aos militares, ele informou que também buscaria atendimento por conta própria.
Estrada esburacada
De acordo com a ocorrência, o ônibus sofreu danos no para-brisa, para-choque, farol e lanterna dianteiros. Além disso, a parte mecânica de direção e o pneu também foram prejudicados. Em nota, o Consórcio Via JF informou que o acidente ocorreu com a linha 519, que atende o Distrito de Torreões. Também garantiu que todos os passageiros estão recebendo o suporte da empresa. A batida, conforme o consórcio, teria ocorrido em função da situação da estrada.
“O ônibus em questão estava com toda sua manutenção preventiva em dia, porém, de acordo com a apuração realizada, em função das chuvas torrenciais que vêm ocorrendo, houve a abertura de um grande buraco na pista e o motorista acidentalmente acabou passando no mesmo, vindo a perder o controle da direção e colidir com o barranco na lateral da pista.”
À Tribuna, a PJF informou que a condição da estrada de Torreões piorou por conta das chuvas. A Administração municipal programou uma operação tapa-buraco para o local. Em relação às causas do acidente, a Prefeitura afirmou que não irá se manifestar até a perícia da Polícia Civil ser finalizada.